Disciplinas Direito Financeiro Dívida Ativa, Consolidada e Pública Questões de concursos sobre "Dívida Ativa, Consolidada e Pública" | Direito Financeiro - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Dívida Ativa, Consolidada e Pública que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q324251 - UFSC Auditor 2019
De acordo com a Lei Federal nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), assinale a alternativa correta.
A)As despesas oriundas da execução de contratos de terceirização de mão de obra que se referem à substituição de servidores e empregados públicos serão contabilizadas como “outras despesas de pessoal”.
B)A verificação do cumprimento dos limites da despesa com pessoal será efetuada ao final de cada bimestre. Se a despesa total com pessoal exceder a 90% do limite, será vedada a criação de cargo, emprego ou função ao ente ou órgão que houver incorrido no excesso.
C)Os precatórios judiciais não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos não integram a dívida consolidada, para fins de aplicação dos limites.
D)A contratação de operação de crédito por antecipação de receita orçamentária é permitida até o último quadrimestre do mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.
E)A Lei Orçamentária Anual não pode conter reserva de contingência definida com base na receita corrente líquida.
Responder
Q324271 - VUNESP Procurador Jurídico 2017
Por determinação da Lei Complementar n° 101/00, a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívida pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das demais exigências impostas pela lei, equipara-se à
A)dívida pública consolidada.
B)operação de crédito.
C)dívida pública mobiliária.
D)refinanciamento da dívida mobiliária.
E)refinanciamento da dívida fundada.
Responder
Q324308 - IADES Procurador 2019
Acerca do crédito público, assinale a alternativa correta.
A)O Banco Central não poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional.
B)A União não poderá intervir nos Estados e nem no Distrito Federal para reorganizar as finanças da Unidade da Federação que suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, se a suspensão do pagamento se der por motivo de força maior.
C)A dívida fundada da União somente pode ser contraída em moeda estrangeira.
D)A vinculação de receitas próprias geradas por impostos para prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamentos de débitos para com esta é vedada aos Estados.
E)Os limites globais para o montante da dívida consolidada dos Estados e Municípios será fixado, por proposta do governador do Estado, pela Assembleia Legislativa.
Responder
Q324425 - CESPE Procurador Municipal 2018
Os limites globais para o montante da dívida consolidada da União, dos estados e dos municípios são estipulados por meio de
A)lei de iniciativa do Congresso Nacional.
B)lei de iniciativa do presidente da República.
C)decreto do presidente da República.
D)resolução do Congresso Nacional.
E)resolução do Senado Federal.
Responder
Q325267 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
De acordo com as definições legais vigentes, fazem parte da dívida pública consolidada:
A)obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados, operações de crédito, para amortização em prazo, no mínimo, superior a dezoito meses.
B)obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados, e emissões de títulos, exceto aqueles de responsabilidade do Banco Central do Brasil.
C)obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados, e emissões de títulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil, desde que para amortização superior a doze meses.
D)obrigações financeiras do ente da Federação, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados, operações de crédito, para amortização em prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado em orçamento.
E)emissões de títulos de responsabilidade do Banco Central do Brasil e operações de crédito, desde que ambas apresentem prazo de vencimento superior a doze meses.
Responder
Q325300 - UECE-CEV Analista - Administrador 2018
Integram a dívida púbica fundada
A)os depósitos, bem como os débitos em tesouraria.
B)os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida.
C)os compromissos de exigibilidade superior a doze meses.
D)os valores recebidos de cauções e os retidos em consignação.
Responder
Q325455 - CONSULPLAN Consultor Legislativo 2018
“A controvérsia atual sobre qual indicador de endividamento melhor serve para analisar a sustentabilidade fiscal de um país exige, como ponto de partida, que se compreenda uma série de questões conceituais e metodológicas envolvendo o cálculo da variável e, particularmente, o relacionamento entre o Tesouro Nacional e o Banco Central do Brasil. A diferença entre os indicadores de dívida líquida e dívida bruta reportados em análises que tomam por base os relatórios do Bacen não se restringe ao fato de uma ser líquida e outra bruta, mas também envolve a abrangência do indicador.” (Disponível em: http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/td_1514.pdf.) Considerando o trecho transcrito anteriormente apenas como texto motivador, assinale a alternativa correta a respeito de aspectos conceituais e legais de Dívida Pública (conceitos, gerenciamento, efeitos econômicos do endividamento do setor público e indicadores de mensuração do endividamento público).
A)Compete à Câmara de Vereadores do município autorizar operações externas de natureza financeira de interesse do município.
B)Compete à Câmara de Vereadores do município dispor sobre limites globais e condições para as operações de crédito externo e interno do município.
C)É Competência do Poder Legislativo Municipal (Câmara de Vereadores do município) estabelecer, por meio de lei, limites globais e condições para o montante da dívida mobiliária municipal.
D)Não é competência das Câmaras de Vereadores dos municípios legislar sobre limite de endividamento municipal, pois a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 determina que fixar, por proposta do Presidente da República, limites globais para o montante da dívida consolidada dos Municípios é competência privativa do Senado Federal.
Responder
Q325543 - CESPE Procurador do Estado 2017
Quando decorrentes de operações de antecipação de receita orçamentária, as entradas de valores que integram o orçamento público
A)são lançamentos dos juros que o Estado aufere como credor de empréstimos a terceiros.
B)geram, em contrapartida, lançamento no passivo.
C)são classificadas como receitas tributárias.
D)podem ser consideradas receita, mas não ingresso.
E)são classificadas como receita em sentido estrito.
Responder
Q325550 - DIRECTA Procurador Jurídico 2013
Assinale a afirmativa incorreta
A)A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez. Essa presunção é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem aproveite.
B)A cobrança judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública não é sujeita a concurso de credores ou habilitação em falência, concordata, liquidação, inventário ou arrolamento.
C)O Juiz suspenderá o curso da execução, enquanto não for localizado o devedor ou encontrados bens sobre os quais possa recair a penhora, e, nesses casos, não correrá o prazo de prescrição.
D)O executado será citado para, no prazo de 15 (quinze) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução.
Responder
Q325839 - VUNESP Procurador Jurídico 2016
Nos termos da Lei Complementar n° 101/00, a assunção, o reconhecimento ou a confissão de dívidas pelo ente da Federação, sem prejuízo do cumprimento das demais exigências que prevê, equipara-se
A)à dívida pública consolidada.
B)à dívida pública mobiliária.
C)à concessão de garantia.
D)ao refinanciamento da dívida mobiliária.
E)à operação de crédito.
Responder