Questões de concursos sobre "Constituição orçamentária" | Direito Financeiro - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Constituição orçamentária que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q324439 - CESPE Procurador Municipal 2018

Em relação ao conceito, às espécies e à natureza jurídica do orçamento público, julgue os itens a seguir. 
I De acordo com a jurisprudência do STF, o orçamento público, em regra, possui caráter autorizativo, ou seja, o simples fato de uma despesa ser incluída no orçamento não gera direito subjetivo à sua realização. II O orçamento público é instrumentalizado por meio de lei que possui caráter formal, o que torna inviável o seu controle em sede abstrata. III O orçamento base-zero constitui uma técnica de elaboração do orçamento em que há o reexame crítico dos dispêndios de cada área governamental, de modo que não há compromisso com o montante de dispêndios do exercício anterior.
Assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q325270 - VUNESP Procurador Municipal 2018

A legislação nacional impõe uma série de restrições à aplicação das disponibilidades de caixa dos entes da federação, com o intuito de evitar aplicações temerárias de recursos públicos, em prejuízo de toda a sociedade. A respeito desse tema, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q325489 - CESPE Auditor de Contas Públicas 2018

Considerando o regime constitucional das leis que tratam do orçamento público, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q325523 - FGV Analista de Planejamento - Gestão Financeira 2017

Com relação às vedações orçamentárias constitucionais, analise as afirmativas a seguir.


I. Para fazer frente a uma calamidade pública, por meio de Medida Provisória, é possível a abertura de crédito extraordinário.

II. O déficit de fundação pública, sem fins lucrativos, pode ser suprido por recursos do orçamento fiscal sem necessidade de autorização legislativa específica.

III. Realizar investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro, sem prévia inclusão no plano plurianual ou sem lei que autorize a inclusão, pode gerar crime de responsabilidade.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q325562 - CESPE Procurador Municipal 2017

Assinale a opção correta de acordo com as normas de direito financeiro constantes na CF.
Ver Comentários

Q325679 - Jota Consultoria Assessor Jurídico 2016

De acordo com a LEI Nº 4.320, DE 17 DE MARÇO DE 1964- Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal- analise as afirmativas: I- Art. 95 A contabilidade manterá registros sintéticos dos bens móveis e imóveis. II- Art. 96. O levantamento geral dos bens móveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade administrativa e os elementos da escrituração sintética na contabilidade. III- Art. 97. Para fins orçamentários e determinação dos devedores, ter-se-á o registro contábil das receitas patrimoniais, fiscalizando-se sua efetivação. Está correto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q325879 - IBEG Procurador Municipal 2016

Quanto ao orçamento público marque a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q326551 - CESGRANRIO Advogado 2012

O orçamento da União é aprovado por
Ver Comentários

Q326769 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2014

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. 
I. A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, incluindo-se na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.
II. É matéria reservada à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária anual.
III. É matéria sujeita à regulação por lei ordinária o estabelecimento de normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como de condições para a instituição e o funcionamento de fundos.
IV. Considerando a natureza meramente programática da lei que regula o plano plurianual, as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias poderão, em situações excepcionais, ser aprovadas mesmo quando contrariem o plano plurianual.
V. O Poder Executivo, por decreto, e o Poder Legislativo, por lei, podem instituir fundos de qualquer natureza.
Ver Comentários

Q327289 - FCC Procurador Especial de Contas 2011

O orçamento anual deverá ser em peça única e conter o orçamento de todas as entidades que possuam ou recebam dinheiro público. Compõem o orçamento anual da União: 
Ver Comentários