Questões de concursos sobre "Apuração" | Direito Eleitoral - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Apuração que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199558 - FCC Jornalista 2018

O responsável pelo relacionamento com leitores de um veículo jornalístico em uma famosa rede social recebeu uma mensagem
direta de um leitor com denúncias de mau uso de recursos por um órgão público, com o link para documentos no site dessa
entidade. A publicação da denúncia 
Ver Comentários

Q199792 - FUNRIO Jornalista 2018

A lógica da produção da notícia compreende a
seguinte sequência:
Ver Comentários

Q199885 - UFMG Jornalista 2018

A responsabilidade por produzir efeitos sociais cabe não apenas ao jornalista, mas também às fontes. (CHAPARRO, 1996. In: DUARTE, 2010). Sobre as fontes jornalísticas, considere as seguintes afirmações:


I. As melhores fontes institucionais são as que fornecem aos jornalistas informações genéricas, de forma ampla, oferecendo várias perspectivas ao profissional.

II. As fontes jornalísticas geralmente atuam como representantes de interesses organizados.

III. As fontes devem sempre ser pessoas conhecidas do grande público, pois seu conhecimento e informação dão credibilidade à notícia.

IV. As fontes também podem ter exposição pública regular, por iniciativa e interesse do próprio interessado, por obrigação ou necessidade.


Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

Ver Comentários

Q199903 - FCC Analista Legislativo - Jornalismo 2018

O trecho a seguir reproduz um comentário do jornalista Luis Nassif, então colunista de economia do Jornal da Noite, da TV Bandeirantes, em abril de 1994.


Bom, hoje eu não vou falar de economia, vou falar de um assunto que me deixa doente. Toda a imprensa está há uma semana denunciando donos de escola que presumivelmente teriam cometido abuso sexual contra crianças de quatro anos. Toda a cobertura se funda em opinião da polícia. Está havendo um massacre. Mais que isso, está havendo um linchamento. Se eles forem culpados, não é mais que merecido. E se não forem? Uma leitura exaustiva de todos os jornais mostra o seguinte: não há até agora nenhuma prova conclusiva de que a criança foi violentada por adulto. Não há nenhuma prova conclusiva contra as pessoas que estão sendo acusadas. Tem-se apenas a opinião de policiais que ganharam notoriedade com denúncias e, se eventualmente se descobrir que as denúncias são falsas, vão ter muita dificuldade de admitir. Por isso, a melhor fonte não é a polícia, neste momento. A imprensa deve às pessoas que estão sendo massacradas, no mínimo, um direito de defesa, de procurar versões fora da polícia. Repito: é possível que as pessoas sejam culpadas. Mas é possível que sejam inocentes. E se forem inocentes?


O caso, que consistiu em uma cobertura baseada em ilações não comprovadas arruinando a vida dos acusados, tornou-se um tema recorrente em debates históricos, éticos e metodológicos do jornalismo. Até hoje esse capítulo da imprensa brasileira é conhecido como caso  

Ver Comentários

Q199974 - PR-4 UFRJ Jornalista 2018

Um dos novos recursos para a pesquisa jornalística
é o uso de bancos de dados, entendidos como: 
Ver Comentários

Q200025 - IADES Jornalista 2018

Se uma fonte passa determinada informação de interesse
público, mas também do próprio interesse, a boa técnica
jornalística recomenda ao repórter que 
Ver Comentários

Q200028 - IADES Jornalista 2018

Com relação ao processo de produção de notícias, assinale a
alternativa correta. 
Ver Comentários

Q200040 - CETAP Jornalista 2010

Sobre o jornalismo na contemporaneidade, aponte a alternativa
ERRADA:
Ver Comentários

Q200042 - CETAP Jornalista 2010

O Código de Ética dos jornalistas brasileiros descreve os direitos e
deveres deste profissional no país. A partir das informações do
documento, aponte a alternativa CORRETA:
Ver Comentários

Q200047 - CETAP Jornalista 2010

Sobre as técnicas de entrevista e reportagem, analise as afirmativas seguintes e aponte a alternativa CORRETA:


I- Quando o jornalista faz uma entrevista não deve cortar as respostas do entrevistado. Espere que cada uma delas termine, antes de formular a próxima pergunta;

II- As fontes de informação podem ser diretas, indiretas e adicionais. Classificam-se diretas as pessoas envolvidas em um fato ou ocorrência e também os comunicados e notas oficiais a respeito;

III- A apuração consiste no levantamento completo dos dados e elementos de um acontecimento, para que se possa escrever uma notícia sobre o mesmo. 

Ver Comentários