Disciplinas Direito Eleitoral Apuração Questões de concursos sobre "Apuração" | Direito Eleitoral - página 4 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Apuração que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q321236 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Juiz de Direito 2014
Sobre a apuração das eleições, assinale a alternativa INCORRETA.
A)A apuração compete às Juntas Eleitorais, no tocante às eleições realizadas na zona sob sua jurisdição; aos Tribunais Regionais, a referente às eleições para governador, vice-governador, senador, deputado federal e estadual, de acordo com os resultados parciais enviados pelas Juntas Eleitorais; ao Tribunal Superior Eleitoral nas eleições para presidente e vice-presidente da República, pelos resultados parciais remetidos pelos Tribunais Regionais.
B)Podem e devem fiscalizar a apuração os partidos políticos e coligações, por meio de seus fiscais e delegados, devidamente credenciados, os candidatos, que são fiscais natos, e o Ministério Público, fiscal da lei eleitoral sempre.
C)À medida que os votos forem sendo apurados, poderão os fiscais e delegados de partido, assim como os candidatos, apresentar impugnações que serão decididas de plano pela Junta. Todavia, ainda que não tenha havido impugnação perante a Junta Eleitoral, no ato da apuração, contra as nulidades arguidas, poderão os interessados apresentar recursos.
D)A lei indica a competência para proceder à publicação dos resultados finais dos pleitos, a saber: nas eleições municipais, é da Junta Eleitoral; nas eleições gerais, do TRE , e, nas eleições presidenciais, do TSE .
Responder
Q322959 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2011
Cabe à Justiça Eleitoral o conhecimento de qualquer vício no processo eleitoral. Caso um partido político alegue que teve negado ou restringido o seu direito de fiscalizar, o que ofende norma expressa do Código Eleitoral, cabe à Justiça Eleitoral:
A)anular a votação, ainda que não comprovada a existência de prejuízo, uma vez que se trata de vício causador de nulidade absoluta.
B)instaurar procedimento de apuração para punição dos responsáveis, sem anular a votação, uma vez que o vício narrado não é capaz de gerar tal consequência.
C)a qualquer tempo anular a votação, pois, ante a natureza absoluta do vício, não incide na espécie qualquer modalidade de preclusão.
D)ainda que o requerimento tenha sido realizado por quem deu causa ao prejuízo, declarar a nulidade da votação ante a natureza absoluta do vício.
E)anular a votação, desde que a anulação tenha sido requerida na primeira oportunidade possível e tenha sido comprovado efetivo prejuízo, uma vez que não se trata de vício causador de nulidade absoluta que pudesse ficar a salvo da preclusão.
Responder
Q323043 - CESPE Promotor de Justiça 2010
Acerca das mesas receptoras de votos, assinale a opção correta.
A)Qualquer partido político pode reclamar da nomeação da mesa receptora de votos ou de justificativas ao juiz eleitoral, no prazo de dois dias a contar da audiência, devendo a decisão do juiz ser proferida em até cinco dias.
B)O partido político que não reclamar contra a composição da mesa receptora de votos não poderá arguir, sob nenhum fundamento, a nulidade da seção respectiva.
C)Membro de mesa receptora de votos ou de justificativas que não comparecer ao local em dia e hora determinados para a realização das eleições terá quinze dias, contados a partir da data da eleição, para apresentar justa causa ao juiz eleitoral acerca de sua ausência, para efeito de afastamento de multa.
D)Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, a pena decorrente da falta será de suspensão de até dez dias.
E)Cabe recurso de decisão de juiz eleitoral sobre reclamação de nomeação de mesa receptora para o TRE, sendo o prazo para sua interposição de três dias, igual ao prazo para sua resolução.
Responder
Q323106 - CESPE Promotor de Justiça 2008
No que concerne à disciplina do processo eleitoral, nos termos definidos no Código Eleitoral, assinale a opção correta.
A)Eleitor domiciliado no exterior poderá votar nas eleições municipais, desde que cadastrado tempestivamente na respectiva embaixada.
B)As mesas eleitorais do exterior serão organizadas pela seção consular do TSE.
C)Se, em determinada eleição, os eleitores anularem 25% dos votos e os votos anulados por fraude somarem 25% mais um, a justiça eleitoral deve anular a eleição e convocar outra.
D)Quando houver recurso contra a diplomação de um candidato eleito, o seu mandato será suspenso, por se encontrar sub judice.
E)Nulidade do processo eleitoral não pode ser alegada por quem lhe deu causa ou por quem dela se aproveitou.
Responder
Q323882 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2002
A apuração a cargo do Tribunal Regional Eleitoral deve ser feita por uma comissão apuradora, cujos trabalhos podem ser acompanhados
A)exclusivamente por servidores do próprio Tribunal, sob autorização da Presidência.
B)por quaisquer pessoas interessadas, em atenção à transparência e à democracia.
C)por fiscais dos partidos interessados, que podem impugnar ou interpor recursos sempre que julgarem necessário.
D)exclusivamente por pessoas previamente inscritas e autorizadas pela Presidência.
E)por delegados dos partidos interessados, sem que, entretanto, neles intervenham com protesto, impugnações ou recursos.
Responder
Q323885 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2002
Aos Tribunais Regionais Eleitorais compete a apuração
A)por solicitação de delegado de partido político credenciado junto à Junta Eleitoral.
B)em se tratando de eleições para vereadores e suplentes.
C)referente à eleição de Senador e Deputado Federal.
D)quando houver impugnação fundada em violação de urna.
E)na hipótese de interrupção dos trabalhos de apuração pela Junta Eleitoral.
Responder
Q323951 - FGV Juiz de Direito 2009
À medida em que os votos forem sendo apurados, impugnações poderão ser apresentadas:
A)pelos eleitores da Zona Eleitoral.
B)apenas pelos fiscais e pelos membros da Junta Eleitoral.
C)pelos fiscais, delegados dos partidos e candidatos.
D)pelos membros dos diretórios dos partidos e representantes do Ministério Público.
E)pelos membros da mesa receptora e representantes do Ministério Público.
Responder