Questões de concursos sobre "Gratificação de natal" | Direito do Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gratificação de natal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q314316 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018

Jonas é auxiliar de produção na Metalúrgica Sincera S/A, e suas férias foram agendadas para serem gozadas em março. Ocorre que dois dias antes de sair de férias, requereu ao seu empregador o adiantamento de seu 13o salário. Tendo em vista que, além do salário em dinheiro, Jonas também recebe sua remuneração em utilidades, no tocante ao seu 13o salário é correto o que se afirma em:
Ver Comentários

Q315500 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017

De acordo com o entendimento Sumulado do TST, as faltas ou ausências decorrentes de acidente do trabalho 
Ver Comentários

Q316594 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2016

Sobre a gratificação de Natal,
Ver Comentários

Q317061 - CESPE Técnico Judiciário - Área Administrativa 2016

No que se refere ao 13.º salário, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q317346 - Quadrix Administrador 2014

A gratificação de Natal, também denominada 13° salário, é devida pelo empregador ao empregado. Numa discussão técnica ocorrida no departamento de Gestão de Pessoal, para saber se o trabalhador temporário tem direito ou não a tal parcela remuneratória, resta correta a seguinte afirmativa:
Ver Comentários

Q317384 - COPESE - UFT Procurador 2014

São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais assegurados na Constituição Federal, EXCETO. 
Ver Comentários

Q317433 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2015

Um indivíduo tem contrato de trabalho com uma empresa, na qual completou um ano de trabalho. Preocupado com os seus gastos diários, foi procurar informações sobre o pagamento do décimo-terceiro salário, sendo-lhe comunicado que, em respeito à Lei n° 4.749/1965, esse pagamento
Ver Comentários

Q317660 - TRT 14R Juiz do trabalho 2012

Analise as assertivas abaixo e após marque a única alternativa correta:

- Nos termos da jurisprudência sumulada pelo Tribunal Superior do Trabalho, a gratificação natalina é devida pela empresa cessionária ao servidor público cedido enquanto durar a cessão.

II - Nos termos da jurisprudência sumulada pelo Tribunal Superior do Trabalho, não tem direito a percepção da gratificação de produtividade, na forma do regime estatutário, o servidor de ex- autarquia administradora de porto que opta pelo regime jurídico da Consolidação das Leis do Trabalho.

III - Nos termos da jurisprudência sumulada pelo Tribunal Superior do Trabalho, o fato de constar expressamente no recibo de pagamento de gratificação o caráter de liberalidade é suficiente para excluir a existência de ajuste tácito.

IV - Nos termos da jurisprudência sumulada pelo Tribunal Superior do Trabalho, como se tratam de fontes jurídicas diversas, existindo, ao mesmo tempo, gratificação por tempo de serviço outorgada pelo empregador e outra da mesma natureza prevista em acordo coletivo, convenção coletiva ou sentença normativa, o empregado tem direito ao recebimento de ambas.
Ver Comentários

Q318107 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2014

Em relação ao 13o salário (ou gratificação de Natal), considere: 

I. Na extinção dos contratos a prazo, exceto os de safra, a gratificação será proporcional, ainda que a relação de emprego haja findado antes de dezembro.

II. A gratificação corresponderá a 1/12 da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço do ano correspondente, sendo que a fração igual ou superior a 14 dias de trabalho será havida como mês integral.


III. Entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação, de uma só vez, metade do salário recebido pelo respectivo empregado no mês anterior.

IV. Sobre a gratificação não são devidas contribuições ao Instituto Nacional de Previdência Social.

Está correto o que se afirma APENAS em :
Ver Comentários

Q318164 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Contador 2013

Nas questões práticas em que é exigido o cálculo com salário mínimo, considere o valor de R$ 900,00. Para o cálculo das horas extras, a hora extraordinária terá um acréscimo sobre a hora normal equivalente ao percentual mínimo exigido pela Constituição Federativa da República Brasileira.
Um empregado mensalista trabalhou no período de 01/03/2011 a 30/11/2011 e, durante todo o seu período laboral na empresa, realizou 720 horas extras. Quando da rescisão do contrato de trabalho sem justa causa, o empregado percebia R$1.100,00 de salário. O valor devido, a título de 13º salário, foi:
Ver Comentários