Disciplinas Direito do Trabalho Gratificação de natal Questões de concursos sobre "Gratificação de natal" | Direito do Trabalho - página 4 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gratificação de natal que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q321899 - CESPE Procurador 2009
Julgue os itens a seguir acerca do direito do trabalho. I O empregado demitido por justa causa perde o direito a receber 13.º salário proporcional. II As horas extras trabalhadas de forma habitual integram a base de cálculo do 13.º salário. III Em caso de encerramento do contrato de trabalho por culpa recíproca, deve-se pagar ao trabalhador metade do 13.º salário devido. IV O 13.º salário não sofre a incidência do FGTS. Estão certos apenas os itens
A)I e IV.
B)II e III.
C)II e IV.
D)I, II e III.
E)I, III e IV.
Responder
Q322047 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2010
Considerando a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho, assinale a opção correta.
A)O adiantamento da gratifi cação natalina deve ser pago no mesmo mês para todos os empregados da empresa, sob pena de desrespeito ao princípio da isonomia salarial.
B)Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários, sendo, porém, lícito o desconto em caso de dano causado pelo empregado, desde que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo ou culpa do empregado.
C)Impede o reconhecimento do direito à equiparação salarial a existência de quadro de pessoal organizado em carreira, que será válido apenas quando homologado pelo Ministério do Trabalho, excluindo-se dessa exigência as entidades da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios .
D)O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado, tendo força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fi m em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.
E)O salário deve ser pago no lugar da contratação do trabalhador, ainda que a prestação de serviços ocorra em outra localidade.
Responder
Q322065 - ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2010
Assinale a opção correta.
A)Para o cálculo das férias, deve ser considerada a média dos salários fi xos apurada durante o período aquisitivo, com integração, também, pela média duodecimal, de outras parcelas de caráter salarial recebidas habitualmente.
B)Pode-se considerar "salário normativo" tanto o menor parâmetro (valor) defi nido para certa categoria profi ssional, por meio de sentença normativa ou de convenção ou de acordo coletivo de trabalho, como a equivalência de remuneração entre o trabalhador temporário e os empregados da mesma categoria da empresa tomadora dos serviços temporários.
C)São características do salário o caráter alimentar e forfetário, a disponibilidade relativa, a irrenunciabilidade, a periodicidade, a intermitência, a tendência à determinação autônoma e a pós-numeração.
D)Tanto no cálculo das férias como da gratifi cação natalina, deve ser considerada a integração, pela média, das gorjetas, porquanto, embora pagas por terceiros, compõem a remuneração do trabalhador.
E)O décimo terceiro salário é direito de todo empregado, incluindo os trabalhadores domésticos e os rurícolas, mas não é devido no caso dos safristas informalmente contratados e na hipótese de rescisão contratual por culpa recíproca.
Responder
Q322084 - FCC Bibliotecário 2008
Considere as assertivas abaixo a respeito da gratificação de natal. I. São destinatários da gratificação natalina, dentre outros, os empregados urbanos, rurais, os trabalhadores avulsos e os domésticos. II. O cálculo da gratificação de natal é efetuado com base na remuneração do mês de dezembro e observará o tempo de serviço do empregado, so- frendo descontos de contribuições sociais. III. A gratificação de natal corresponderá a 1/12 da remuneração para cada mês de serviço do ano correspondente. IV. O adicional noturno e a gorjeta não são componentes da remuneração, não sendo computados no cálculo da gratificação de natal. Está correto o que consta APENAS em
A)I e II.
B)II, III e IV.
C)I, II e III.
D)I, III e IV.
E)II e IV.
Responder
Q322145 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2004
O pagamento da gratificação de natal pelo empregador aos empregados deverá ser efetivado
A)entre os meses de fevereiro a novembro, com antecipação da metade do valor devido a todos os empregados, e até o dia vinte de dezembro, a metade restante.
B)entre os meses de fevereiro a novembro, com antecipação da metade do valor devido a todos os empregados, e até o final do mês de dezembro, a metade restante.
C)entre os meses de fevereiro a novembro, a todos os empregados, de uma só vez.
D)no mês de dezembro, a todos os empregados, de uma só vez, obrigatoriamente.
E)sempre no mês de dezembro, a todos os empregados, de uma só vez, preferencialmente, podendo, a critério do empregador, ser parcelado em até duas vezes.
Responder
Q322286 - PGT Procurador 2006
Assinale a alternativa CORRETA :
A)o professor faz jus a nove dias de licença remunerada em razão de luto pelo falecimento do pai ou mãe;
B)o empregador está obrigado a pagar o adiantamento da gratificação natalina no mesmo mês para todos os seus empregados;
C)a remuneração do repouso semanal remunerado corresponde, para o empregado em domicílio, ao equivalente ao quociente da divisão por sete da importância total da produção na semana;
D)a remuneração do repouso semanal remunerado corresponde, para o empregado diarista, a um dia de serviço, computadas as horas extras eventualmente prestadas;
E)não respondida.
Responder
Q322436 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados 2006
Com relação à gratificação de natal é correto afirmar:
A)A gratificação de natal não tem natureza salarial, tratando- se de uma forma de agradecimento por parte do empregador em razão de serviços prestados.
B)Entre os meses de março e setembro de cada ano, o empregador pagará, como adiantamento da gratificação, metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior.
C)O empregador não estará obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo mês, a todos os seus empregados.
D)Percebendo o empregador remuneração variável, o cálculo da gratificação de Natal deverá ser feito pelo salário recebido pelo empregado no mês anterior.
E)As horas extras laboradas não integram a gratificação de natal, inclusive quando pagas com habitualidade.
Responder