Questões de concursos sobre "Aviso prévio" | Direito do Trabalho - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aviso prévio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q314013 - NC-UFPR Advogado 2018

Sobre o aviso prévio, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q314144 - IBFC Procurador Jurídico 2017

Sobre o tema “aviso prévio”, assinale a alternativa incorreta:
Ver Comentários

Q314245 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018

Sobre o aviso prévio, considerando as disposições legais e o entendimento pacífico do TST, considere: 
I. Sendo dispensada por justa causa fundada em insubordinação no curso do aviso prévio, Agnes deixará de receber o restante do aviso prévio, mas receberá as demais verbas rescisórias, pois a dispensa inicialmente tinha sido sem justa causa. II. Faltando 40 dias para o término do contrato de experiência, Joana é dispensada sem justa causa pelo empregador, hipótese que lhe dá direito ao recebimento do aviso prévio. III. Após ser dispensada sem justa causa, Cilene pede ao empregador dispensa do cumprimento do aviso prévio, informando que precisa descansar e está pensando em fazer uma viagem. Aceito o pedido pelo empregador, este ficará isento do pagamento do aviso prévio, pois Cilene renunciou ao respectivo direito. IV. Nancy teve concedido auxílio-doença no curso do aviso prévio, o que implica em que os efeitos da sua dispensa somente se concretizem depois de expirado o benefício previdenciário. V. Por receber salário na base de tarefa, o cálculo do aviso prévio de Arnaldo será feito de acordo com a média dos salários recebidos durante a vigência do contrato de trabalho.
Está correto o que consta APENAS de
Ver Comentários

Q314449 - VUNESP Procurador do Estado 2018

Nos termos dos enunciados sumulares do Tribunal Superior do Trabalho, é correto afirmar a respeito do aviso prévio:
Ver Comentários

Q314481 - IBFC Procurador Jurídico 2018

Assinale a alternativa correta sobre a noção de aviso prévio no ordenamento jurídico brasileiro.
Ver Comentários

Q314507 - FCC Advogado 2018

O aviso prévio
Ver Comentários

Q314558 - VUNESP Advogado 2017

Em relação ao aviso prévio, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q314585 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018

Aristóteles é empregado da empresa Grécia Iluminada Ltda., recebendo como salário a importância de R$ 2.800,00 mensais. Possui na sua conta vinculada do FGTS o montante de R$ 4.000,00. Aristóteles e sua empregadora pretendem celebrar acordo para a rescisão contratual. Nesse caso, o empregado terá direito de receber aviso prévio indenizado, indenização sobre o saldo do FGTS e saque do FGTS, respectivamente, nos valores de
Ver Comentários

Q314592 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2018

No tocante ao aviso prévio, considere:


I. O aviso prévio proporcional ao tempo de serviço é aquele de trinta dias para os empregados com até um ano de serviço na mesma empresa, acrescidos de três dias por ano de serviço até o máximo de sessenta dias, perfazendo um total de noventa dias.

II. O pagamento relativo ao período do aviso prévio indenizado não está sujeito à contribuição do FGTS.

III. Em caso de aviso prévio cumprido em casa, o prazo para pagamento das verbas rescisórias é até o décimo dia da notificação da demissão.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q314618 - FCC Analista Legislativo - Processo Legislativo 2018

No tocante à extinção do contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregado e empregador, considere:


I. O aviso prévio, se indenizado, deverá ser pago pela metade, bem como a multa sobre o FGTS e o 13° salário proporcional.

II . O empregado poderá sacar 80% do valor de seus depósitos fundiários e não estará autorizado a ingressar no Programa do Seguro-Desemprego.

III . O aviso prévio, se trabalhado, o saldo de salário, as férias proporcionais e as férias vencidas, ambas acrescidas de 1/3, serão pagos em sua integralidade.

IV. Para validade deste tipo de rescisão para contratos de trabalho com mais de uma ano de vigência, é obrigatória a homologação perante o sindicato do empregado ou autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários