Disciplinas Direito Constitucional Organização do Estado – Municípios Questões de concursos sobre "Organização do Estado – Municípios" | Direito Constitucional - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Organização do Estado – Municípios que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q274341 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019
Assinale a alternativa incorreta :
A)O processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.
B)Os Deputados e Senadores não poderão, desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.
C)Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais são fixados por lei de iniciativa do Chefe do Executivo.
D)A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.
E)É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
Responder
Q274537 - FGV Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental 2018
O Prefeito do Município Alfa elaborou suas contas anuais de gestão, correspondentes aos atos praticados como ordenador de despesa, e solicitou informações à sua assessoria a respeito do órgão competente para julgá-las.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que essas contas
A)receberão parecer prévio da Câmara Municipal e serão livremente apreciadas pelo Tribunal de Contas competente, que as julgará.
B)serão livremente apreciadas pelo Tribunal de Contas competente, sem o concurso de qualquer outro órgão.
C)receberão parecer prévio do Tribunal de Contas competente e serão livremente apreciadas pela Câmara Municipal, que as julgará.
D)serão livremente apreciadas pela Câmara Municipal, sem o concurso de qualquer outro órgão.
E)receberão parecer prévio do Tribunal de Contas competente, cujas conclusões só deixarão de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.
Responder
Q274734 - IDECAN Procurador 2018
Compete aos Municípios, EXCETO:
A)Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual.
B)Legislar sobre assuntos de interesse local.
C)Suplementar a legislação federal e a estadual no que couber.
D)Explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de radiodifusão sonora.
Responder
Q275157 - CESPE Procurador Municipal 2018
À luz das disposições constitucionais e do entendimento do STF sobre a competência legislativa concorrente, é correto afirmar que os municípios
A)podem suplementar legislação federal ou estadual no que lhes couber.
B)não podem suplementar legislação estadual, por expressa proibição constitucional.
C)não podem suplementar legislação federal, pois apenas os estados têm essa atribuição.
D)não podem suplementar qualquer legislação, pois não estão incluídos entre os entes que possuem tal competência, os quais são elencados expressamente no texto constitucional.
E)podem suplementar lei federal, mas a superveniência de nova lei de âmbito nacional que trate de normas gerais invalidará a lei municipal.
Responder
Q275329 - CONSULPAM Jornalista 2018
São órgãos de participação direta dos diversos segmentos da sociedade nos assuntos públicos e, a eles compete propor, fiscalizar e deliberar matérias referentes a cada setor da Administração Pública Municipal, conforme lei. Falamos aqui de:
A)Associações Comunitárias.
B)Entidades de Classe.
C)Conselhos Curadores.
D)Conselhos Municipais.
Responder
Q275361 - UEM Advogado 2018
Marque a alternativa incorreta.
A)Quanto à liberdade de expressão religiosa, não se revela ilícita, por si só, a comparação entre diversas religiões, inclusive com explicitação de certa hierarquização ou animosidade entre elas.
B)É necessária a observância da garantia do devido processo legal, em especial do contraditório e da ampla defesa, relativamente à inscrição de entes públicos em cadastros federais de inadimplência.
C)É inconstitucional o ajuizamento de demanda que coage ao depósito da quantia devida com ou sem apresentação de contestação, sob pena de decretação de revelia.
D)É constitucional a instituição, por meio de lei estadual, de Certidão de Violação dos Direitos do Consumidor como requisito para contratação com a Administração Pública.
E)O Município tem competência para legislar sobre proteção do meio ambiente e controle da poluição, quando se tratar de interesse local.
Responder
Q275626 - COSEAC Procurador Municipal 2018
Relativamente aos Municípios, a iniciativa popular de projetos de lei:
A)é admitida, conquanto trate de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado.
B)é admitida, conquanto restrita a interesse específico do Município, através de manifestação de, pelo menos, dez por cento do eleitorado.
C)é admitida, conquanto restrita a interesse específico da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, dois por cento do eleitorado.
D)não é admitida, por expressa disposição legal.
E)é admitida, conquanto restrita a interesses específicos de bairros, através de manifestação de, pelo menos, vinte por cento do eleitorado do bairro em questão.
Responder
Q275865 - FUNRIO Procurador 2018
O prefeito do município de Águas Limpas pretende aprovar um Projeto de Lei que tem por objetivo albergar imigrantes estrangeiros de regiões fronteiriças com Brasil, que vieram em busca de melhores condições de vida. Sobre o caso apresentado, é CORRETO afirmar que o prefeito
A)do município não poderá legislar sobre o tema emigração e imigração, entrada, extradição e expulsão de estrangeiros.
B)só poderá fazê-lo com autorização do estado correspondente ao município de Águas Limpas, respeitando o princípio da simetria.
C)poderá aprovar a lei, desde que haja maioria absoluta na câmara, já que ele versa sobre questões humanitárias.
D)não poderá aprovar tal legislação, pois se trata de competência privativa do Estado.
Responder
Q275920 - CS-UFG Administrador 2018
Qual é a função do poder legislativo municipal?
A)Elaborar leis, fiscalizar a ação do Poder Executivo e realizar julgamento político, quando necessário.
B)Alocar fatores de produção de forma a garantir equidade, acesso a informações e atendimento das necessidades públicas.
C)Atender às necessidades de serviços públicos do cidadão.
D)Fiscalizar a ação do Poder Judiciário de forma a garantir a correta interpretação das leis.
Responder
Q276374 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
Assinale a alternativa correta que corresponda à previsão da Constituição Federal de 1988 sobre os Municípios.
A)O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em único turno, com o interstício mínimo de 10 (dez) dias, e aprovada por 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios previstos na Constituição.
B)Em Municípios que tenham até 15.000 (quinze mil) habitantes, para a composição da Câmara Municipal, deverá ser observado o limite máximo de 8 (oito) Vereadores.
C)Nos Municípios que possuam até 10.000 (dez mil) habitantes, o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a 20% (vinte por cento) do subsídio dos Deputados Estaduais.
D)O total da despesa com a remuneração dos Vereadores não poderá ultrapassar o montante de 10% (dez por cento) da receita do Município.
E)Será permitida a iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, por meio de manifestação de, pelo menos, 2% (dois por cento) do eleitorado.
Responder