Questões de concursos sobre "Família, Criança, Adolescente e Idoso" | Direito Constitucional - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Família, Criança, Adolescente e Idoso que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q274938 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2018

À luz do que dispõe a Constituição Federal,
Ver Comentários

Q278645 - PGR Procurador da República 2017

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
Ver Comentários

Q278651 - PGR Procurador da República 2017

DE ACORDO COM O STF, É INCORRETO O SEGUINTE ENTENDIMENTO:
Ver Comentários

Q278843 - NUCEPE Agente de Polícia Civil (Superior) 2018

A ordem social brasileira fundamenta-se no primado do trabalho, de forma a proporcionar o bem-estar e a justiça social à população. Marque a alternativa que contempla a ordem social, quando a Constituição Federal trata da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso.
Ver Comentários

Q279039 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Conforme o disposto na Constituição Federal no Título VIII “Da Ordem Social”, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q279074 - FADESP Assistente social 2018

Segundo a Emenda Constitucional nº 65/2010, que modificou o artigo 227 da Constituição Federal, redefinindo o alcance das responsabilidades da família, da sociedade e do Estado,
Ver Comentários

Q284118 - FMP Concursos Promotor de Justiça 2017

Sobre a Ordem Social presente na CRFB/88, pode-se afirmar:
Ver Comentários

Q284168 - FCC Defensor Público 2017

No julgamento histórico da ADI 4.277 e da ADPF 132, o Supremo Tribunal Federal reconheceu como constitucional a união está- vel entre pessoas do mesmo sexo. A respeito do tema, considere:


I. O Supremo Tribunal Federal conferiu interpretação conforme à Constituição para excluir qualquer significado do artigo 1.723 do Código Civil que impossibilite o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo como entidade familiar.

II. O Supremo Tribunal Federal reconheceu, na decisão em questão, a eficácia contramajoritária inerente aos direitos fundamentais.

III. O fundamento jurídico central que conduziu o julgamento diz respeito à adoção de ações estatais de natureza afirmativa.

IV. Além do princípio da dignidade da pessoa humana, também serviram de fundamento jurídico para a decisão adotada o direito à intimidade, o direito à igualdade e o direito a não discriminação.


Está correto o que se afirma APENAS em

Ver Comentários

Q284321 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

Sobre a Ordem Social na Constituição Federal, é INCORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q284342 - IDECAN Agente Penitenciário (Superior) 2017

Nos termos da Constituição Federal, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. São proteções constitucionais à criança e ao adolescente, EXCETO: 
Ver Comentários