Questões de concursos sobre "Sociedade, Parceria, Arrendamento Rural, Leasing, Franquia, Facturing e Direitos Autorais" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sociedade, Parceria, Arrendamento Rural, Leasing, Franquia, Facturing e Direitos Autorais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q267587 - FCC Procurador do Estado 2018

Discorrendo sobre a inexecução contratual positiva, escreveu Orlando Gomes: 
O conceito de inadimplemento ampliou-se com a importante contribuição trazida por Staub em sua famosa obra Die positiv Vertragsverletzungen, publicada em 1904, em que trata dos obstáculos ao cumprimento da obrigação. Aos três modos conhecidos de inadimplemento, acrescentou um, positivo, denominado, estreitamente para Wieacker, inexecução contratual positiva, ou, como prefere Hedemann, violação positiva do crédito. Configura-se o inadimplemento, nessa hipótese, pelo comportamento do devedor, que faz o que não deveria fazer, agindo quando deveria omitir-se. Pratica ele, em suma, uma ação injusta ao criar obstáculo ao cumprimento da obrigação, devendo-se, por conseguinte, interpretar-se tal comportamento como inadimplemento. (Adaptado de: GOMES, Orlando. Transformações Gerais do Direito das Obrigações. Editora Revista dos Tribunais: São Paulo, 1980, p. 157).
A partir desse excerto e das regras legais vigentes, é correto afirmar que há violação positiva do contrato quando
Ver Comentários

Q269720 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2017

Caio, autor de romance histórico, cede os seus direitos patrimoniais sobre tal obra, em caráter pleno, total e definivo, em favor da Editora Ufijota. No entanto, Caio falece em 2009, três anos após a citada cessão, sem deixar qualquer herdeiro. Assinale a opção correta: 
Ver Comentários

Q272497 - VUNESP Procurador Municipal 2016

Sobre o direito do autor, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q272951 - IESES Analista de Processos Organizacionais - Direito 2016

Franshising é um contrato pelo qual um dos contratantes (franqueador) concede ao outro (franqueado) o “direito de usar a marca de produto ou insígnia, com fornecimento de mercadorias e prestação de serviços, mediante remuneração. Sobre a matéria assinale a alternativa INCORRETA. 
Ver Comentários

Q274094 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Fotógrafo 2015

Os direitos patrimoniais do autor perduram por:
Ver Comentários

Q278416 - UPENET/IAUPE Procurador Municipal 2011

Indique a proposição INCORRETA dentre as abaixo elencadas.
Ver Comentários

Q278990 - FCC Procurador do Estado 2014

Examine o seguinte texto de Vicente Ráo: de há muito vem ocupando a atenção dos juristas a possibilidade da organização e funcionamento de sociedades de um único sócio, pessoa física ou jurídica de direito privado (Einmanngesellschaften, na Alemanha; one man companies, na Inglaterra), para o exercício de atividades econômicas com patrimônio separado e, pois, com responsabilidade igualmente distinta (Riv. Dir. Comm., 1954, v. LII, 1° parte, p. 95). Essa forma de separação patrimonial que, quando reveste certas modalidades, é encarada por alguns juristas italianos como negócio indireto de tipo fiduciário (Riv. Dir. Comm., 1932, 1ª parte, p. 799), ou negócio permitido pelo novo código civil italiano (arts. 2.326, 2.448 e 2.479; Brunelli. Il Libro del Lavoro, n. 421), não é, ainda, admitida por nosso direito. Em seguida, afirma que a admissibilidade de um patrimônio separado para fins de exploração econômica acabará por prevalecer. (O direito e a vida dos direitos, 2 v., 2ª tiragem, Max Limonad, Editor de Livros de Direito, p. 367-368). Waldemar Ferreira, porém, escreveu sobre esse tema: em matéria de ficção jurídica, chegou-se a ponto verdadeiramente imprevisto e incrível. Não podia, nem devia ela, por isso mesmo, vingar no Brasil. (Tratado de Direito Comercial. 2 v., São Paulo: Saraiva, 1960, p. 262). 

À vista da legislação em vigor
Ver Comentários

Q282226 - FMP Concursos Titular de Serviços de Notas e de Registros 2012

- O arrendante, no plano possessório, em relação à coisa dada em arrendamento, é
Ver Comentários

Q282514 - COPEVE-UFAL Analista Judiciário 2012

Dentre as assertivas abaixo, 

I. Não são objeto de proteção como direitos autorais de que trata a Lei de Direitos Autorais os nomes e títulos isolados.

II. À cópia de obra de arte plástica feita pelo próprio autor não é assegurada a mesma proteção de que goza o original.

III. Não é titular de direitos de autor quem adapta, traduz, arranja ou orquestra obra caída no domínio público.

IV. A proteção aos direitos autorais e conexos independe de registro.

verifica-se que estão corretas apenas:
Ver Comentários

Q284328 - CAIP-IMES Procurador 2012

No campo dos direitos autorais, reputam-se obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
Ver Comentários