Questões de concursos sobre "Regime de Bens e Outros Direitos Patrimoniais nas Relações Familiares" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Regime de Bens e Outros Direitos Patrimoniais nas Relações Familiares que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265159 - MPE-BA Promotor de Justiça 2018

Silvia, vítima de violência doméstica, sócia de seu marido, André, numa empresa de prestação de serviços e casada sob o regime comunhão parcial de bens, sem filhos e sem pais, revolveu instituir uma fundação para abrigar e proteger mulheres em situação de violência intrafamiliar e, para tanto, doou todas as quotas de sua participação na empresa. Em razão das agressões perpetradas pelo marido, Silvia veio a óbito 180 dias depois.


Diante da situação narrada, à luz da Lei Civil Brasileira, da doutrina e da jurisprudência, é correto afirmar que

Ver Comentários

Q265187 - MPE-BA Promotor de Justiça 2018

Sobre o Direito de Família, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q266155 - FCC Procurador do Estado 2018

Não sendo caso de regime de separação obrigatória de bens, é lícito aos nubentes,
Ver Comentários

Q266249 - FGV Advogado 2018

Assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q266391 - FGV Analista Jurídico 2018

Marta e Rodrigo, ambos com 40 anos, pretendem contrair matrimônio. Com esse objetivo, dirigem-se ao cartório de notas e solicitam a elaboração de pacto antenupcial, por meio do qual desejam estipular que apenas os bens adquiridos após cinco anos de casamento sejam comunicados. Quanto aos bens adquiridos antes do referido termo, deverão observar o regime da separação total. 
Na hipótese, essas disposições:
Ver Comentários

Q266989 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Sobre o regime de bens no casamento, responda as questões: 
I. As pessoas divorciadas, que ainda não realizaram a partilha dos bens do casamento anterior, estão sujeitas ao regime de separação legal de bens. II. No regime de comunhão universal não se comunicam os bens doados com cláusula de incomunicabilidade, nem os frutos destes bens. III. No regime de separação de bens, ambos os cônjuges são obrigados a contribuir para as despesas do casal na proporção dos rendimentos de seu trabalho e de seus bens, salvo estipulação em contrário no pacto antenupcial.
Assinale a correta:
Ver Comentários

Q266992 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Sobre a instituição do bem de família, responda as questões: 
I. O terceiro poderá instituir bem de família por testamento ou doação, dependendo a eficácia do ato da aceitação expressa de ambos os cônjuges beneficiados ou da entidade familiar beneficiada. II. Dissolvida a sociedade conjugal pela morte de um dos cônjuges, o sobrevivente poderá pedir a extinção do bem de família, se for o único bem do casal. III. Extingue-se, igualmente, o bem de família com a morte de ambos os cônjuges e a maioridade dos filhos, desde que não sujeitos a curatela.
Assinale a correta:
Ver Comentários

Q267039 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

É obrigatório o regime da separação de bens no casamento: 
I. De todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. II. Da pessoa maior de 70 (setenta) anos. III. Das pessoas que o contraírem com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento. IV. De pessoas maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, em que os pais não autorizem o casamento.
A sequência correta é:
Ver Comentários

Q267225 - VUNESP Juiz de Direito 2018

Joaquina nasceu com o diagnóstico de síndrome de Down; aos 18 anos, conheceu Raimundo e decidiu casar. Os pais de Joaquina declararam que somente autorizam o casamento se o mesmo for celebrado sob o regime da separação convencional de bens, tendo em vista que a família é possuidora de uma grande fortuna e Raimundo é de origem humilde. Joaquina, que tem plena capacidade de comunicação, não aceitou a sugestão dos pais e deseja casar sob o regime legal (comunhão parcial de bens). Assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q267321 - MPE-BA Promotor de Justiça 2018

João, brasileiro, solteiro, maior, com 68 (sessenta e oito) anos de idade e sua namorada Maria, também brasileira, solteira, com 61 (sessenta e um) anos de idade resolveram se casar. Neste caso, é correto afirmar que: 
Ver Comentários