Questões de concursos sobre "Preferências e Privilégios Creditórios" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Preferências e Privilégios Creditórios que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265408 - CESPE Procurador Municipal 2018

Considere que, após declarada a insolvência do devedor, este tenha falecido. De acordo com a legislação pertinente, nesse caso, o crédito que primariamente goza de privilégio geral é o de
Ver Comentários

Q267615 - FCC Analista - Ciências Jurídicas 2018

João e Pedro, na qualidade de credores solidários, emprestaram a Ana a quantia de R$ 1.200,00. No entanto, o credor João veio a falecer, deixando como herdeiros Mário e Carolina. Diante disso, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q267857 - Nosso Rumo Advogado 2017

Considerando o Direito das Obrigações no Direito Material Civil, assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q268812 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2017

É certo afirmar:

I. A impenhorabilidade do bem de família é sempre oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza.

II. No caso de inadimplemento ou mora nas obrigações contratuais garantidas mediante alienação fiduciária de bem móvel, o proprietário fiduciário ou credor poderá vender a coisa a terceiros, independentemente de leilão, hasta pública, avaliação prévia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, salvo disposição expressa em contrário prevista no contrato, devendo aplicar o preço da venda no pagamento de seu crédito e das despesas decorrentes e entregar ao devedor o saldo apurado, se houver, com a devida prestação de contas.

III. As operações de financiamento imobiliário em geral poderão ser garantidas por: hipoteca; cessão fiduciária de direitos creditórios decorrentes de contratos de alienação de imóveis; caução de direitos creditórios ou aquisitivos decorrentes de contratos de venda ou promessa de venda de imóveis; alienação fiduciária de coisa imóvel.

IV. São exigíveis do devedor, na recuperação judicial ou na falência: as obrigações a título gratuito; as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

Ver Comentários

Q271336 - IESES Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016

Assinale a alternativa que indica a ordem correta de privilégio geral sobre os bens do devedor insolvente, conforme o Código Civil:
Ver Comentários

Q271901 - VUNESP Juiz de Direito 2016

Tem privilégio creditório quem
Ver Comentários

Q272592 - TRT 2R (SP) Juiz do trabalho 2016

Com relação às preferências e privilégios creditórios assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q278216 - TRT 2R (SP) Juiz do trabalho 2015

Proceder-se-á a declaragao de insolvência toda vez que as dívidas excedam a importância dos bens do devedor, podendo haver discussão entre os credores sobre a preferência sobre eles disputada. O artigo 965, do Código Civil estabelece uma ordem de privilégio geral sobre os bens do devedor. Assinale a alternativa que contemple a ordem de preferência correta entre os privilégios apontados, nos termos do preceito legal mencionado.
Ver Comentários

Q278260 - FCC Juiz de Direito 2015

Declarada a insolvência do devedor, a discussão entre os credores
Ver Comentários

Q278301 - FCC Analista Ministerial - Direito 2013

Sobre o pagamento, no direito obrigacional, analise as seguintes assertivas:

I. No caso de Imputação do Pagamento, havendo capital e juros, o pagamento imputar-se-á primeiro no capital, e depois, nos juros vencidos, salvo estipulação em contrário.

II. O pagamento feito de boa-fé ao credor putativo não é válido para exonerar o devedor do débito para com o verdadeiro credor.

III. O terceiro não interessado, que paga a dívida em seu próprio nome, tem direito a reembolsar-se do que pagar, mas não se sub-roga nos direitos do credor e se pagar antes de vencida a dívida, só terá direito ao reembolso no vencimento.

De acordo com o Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários