Questões de concursos sobre "Modos de Aquisição da Propriedade Imóvel" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Modos de Aquisição da Propriedade Imóvel que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265882 - IBFC Juiz federal 2018

Dez anos atrás o Município de São Paulo realizou obra que acabou por definir novo traçado ao rio Tietê, cujas águas abandonaram parte do antigo leito e passaram a correr em outra região. Com o desvio do rio e consequentemente esvaziamento das águas, a “Sociedade Especial Veículos e Peças Ltda” que era proprietária de terreno localizado às margens do antigo traçado do rio Tietê, tomou posse da área do álveo descoberto que ficava no limite de sua testada, totalizando 791,5 m2. Dois sujeitos se insurgiram contra tal ocupação: a) o dono do imóvel ribeirinho localizado na mesma direção da Sociedade, mas na outra margem; b) o Município de São Paulo. Assinale a alternativa correta:
Ver Comentários

Q266211 - FGV Consultor Legislativo 2018

Verificando a existência de tensão social em determinada região, em torno de propriedade privada rural, o Poder Público decide intervir. 
Nesse sentido, assinale a opção que indica as medidas jurídicas aptas a promover o acesso à propriedade privada rural.
Ver Comentários

Q267425 - FAUEL Procurador Municipal 2018

Sobre a aquisição da propriedade móvel e imóvel, assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q267679 - CESPE Defensor Público 2018

Francisco comprou, em janeiro de 2014, um lote de 240 m2 de Antônio, que se apresentou como proprietário do imóvel. Francisco construiu uma casa de alvenaria, instalando-se no local com sua família. Depois de três anos de posse mansa e pacífica, Danilo, o verdadeiro proprietário, ajuizou ação para reaver a posse do imóvel. Só então, Francisco descobriu que fora vítima de uma fraude, pois Antônio havia falsificado os documentos para induzi-lo a erro.


Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q267873 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2017

Considera-se bem imóvel, para os efeitos legais,
Ver Comentários

Q268642 - FCC Defensor Público 2017

Luiz comparece à defensoria pública dizendo e comprovando com documentos que assinou contrato de promessa de compra de imóvel, por meio de instrumento público devidamente registrado no Cartório de Registro de Imóveis e sem previsão de cláusula de arrependimento, com empresa de habitação social. Ele reside no imóvel há três anos; o imóvel tem 150 m2 e Luiz não é titular de qualquer outro bem imóvel. Diante desta situação, Luiz
Ver Comentários

Q269992 - CESPE Delegado de Polícia 2017

Em cada uma das opções seguintes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, a respeito de posse, propriedade e direitos reais sobre coisa alheia. Assinale a opção que apresenta assertiva correta conforme a legislação e a doutrina pertinentes.
Ver Comentários

Q270741 - MPE-PB Promotor de Justiça 2011

É correto afirmar:
Ver Comentários

Q271505 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016

Em relação aos direitos reais imobiliários, é correto dizer que
Ver Comentários

Q271723 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2016

Assinale a alternativa correta.
Ver Comentários