Questões de concursos sobre "Modos de Aquisição da Propriedade Imóvel" | Direito Civil - página 4

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Modos de Aquisição da Propriedade Imóvel que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q286424 - PGR Procurador da República 2013

DENTRE AS PROPOSIÇÕES ABAIXO, ALGUMAS SÃO FALSAS, OUTRAS VERDADEIRAS: 

I - A atribuição de encargo ao comodatário, consistente na construção de casa de alvenaria, a fim de evitar a "favelização" do local, não desnatura o contrato de comodato modal.

II - As acessões artificiais são modos de aquisição originária da propriedade imóvel, consistentes em obras com a formação de coisas novas que se aderem à propriedade preexistente (superficies solo cedit), aumentando-a qualitativa ou quantitativamente.

III - Embora o contrato de comodato não tenha conteúdo econômico imediato, o benefício patrimonial consubstancia-se no valor do aluguel que o proprietário está deixando de receber enquanto o comodatário permanece na posse do bem.

IV - A perda do bem por vício anterior ao negócio jurídico oneroso é fator determinante da evicção, desde que haja a efetiva ou iminente perda da posse ou da propriedade, e não uma mera cogitação da perda ou limitação desse direito.

Das assertivas acima:

Ver Comentários

Q290090 - FCC Defensor Público 2012

Acerca da propriedade e de suas formas de aquisição, aquele que 

Ver Comentários

Q291639 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2012

A respeito da aquisição da propriedade imóvel, considere: 

I. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até 250 m2, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

II. Aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé.

III. O possuidor não pode, para o fim de contar o tempo exigido para aquisição da propriedade através da usucapião, acrescentar à sua posse a dos seus antecessores, havendo expressa vedação legal.

IV. Aquele que exercer, por um ano ininterruptamente e sem oposição, posse direta, sobre imóvel urbano de até 250 m2 cuja propriedade divida com ex-cônjuge que abandonou o lar, utilizando-o para sua moradia, adquirir-lhe-á o domínio integral, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano.

De acordo com o Código Civil brasileiro, está correto o que se afirma APENAS em
Ver Comentários

Q292777 - FCC Auditor Fiscal do Município 2007

O proprietário de um imóvel que planta árvores em seu terreno se tornará proprietário destas por
Ver Comentários

Q293264 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de Mandados 2008

Adquire a propriedade de imóvel urbano com área de 500 metros quadrados, independentemente de título ou boa-fé, aquele que o possuir como seu e nele houver estabelecido a sua moradia habitual, sem interrupção, nem oposição, por, no mínimo, 
Ver Comentários

Q310589 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2011

Assinale a alternativa incorreta a respeito da aquisição da propriedade imóvel.

Ver Comentários

Q311244 - EJEF Juiz de Direito 2006

Em relação à propriedade imóvel, de acordo com o disposto no Código Civil, é CORRETO afirmar que:
Ver Comentários

Q312996 - FCC Defensor Público 2009

À luz do Código Civil brasileiro,
Ver Comentários