Disciplinas Direito Civil Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido Questões de concursos sobre "Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido" | Direito Civil - página 6 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Extinção: cláusula resolutiva, onerosidade excessiva e exceção de contrato não cumprido que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q312530 - FCC Procurador 2010
Para que se caracterize a resolução por onerosidade excessiva prevista no Código Civil é preciso que
A)a prestação de uma das partes se torne excessivamente onerosa, somente.
B)a prestação de uma das partes se torne excessivamente onerosa, os contratos de execução continuada ou diferida, com extrema vantagem para a outra parte, em virtude de acontecimentos extraordinários e imprevisíveis.
C)o contrato, de execução continuada ou diferida, gere extrema onerosidade para uma das partes, independente do que ocorra com a outra parte contratante.
D)o contrato, de execução imediata, continuada ou diferida, gere excessiva onerosidade para uma das partes e extrema vantagem para a outra, em face de acontecimentos previsíveis ou não.
E)o contrato, de execução continuada ou diferida, gere onerosidade excessiva para uma das partes e extrema vantagem para a outra, em face de acontecimentos ordinários mas imprevisíveis.
Responder
Q312760 - TRT 2R (SP) Juiz do trabalho 2009
Em se tratando da resolução do contrato por onerosidade excessiva, é certo afirmar:
A)Uma das partes pode pedir a resolução do contrato por onerosidade excessiva se a prestação tomou-se impossível, gerando o enriquecimento da outra parte, sempre com a aquiescência da outra parte.
B)À parte assiste o direito de pleitear a resolução do contrato, mas não a sua revisão.
C)A resolução poderá ser evitada, se o réu concordar em modificar eqüitativamente as cláusulas do contrato.
D)A resolução poderá ser pleiteada se a prestação ficou onerosa em razão de acontecimento imprevisto anterior à assinatura do contrato.
E)Os efeitos da sentença que decretar a resolução retroagirão à data da assinatura do contrato.
Responder
Q314066 - CESPE Procurador do Estado 2009
O supermercado Sua Casa celebrou contrato com a empresa Suco Mais por prazo indeterminado, cujo objeto consiste no fornecimento de cem caixas de um litro de suco de uva natural por semana, ao custo de R$ 1,00 cada caixa. Ficou acertado que o pagamento ocorrerá a cada dois meses. Com base na situação hipotética acima, assinale a opção correta.
A)Caso a empresa verifique que não tem mais condições de dar cumprimento ao contrato, poderá promover a resilição unilateral, por meio de denúncia feita ao supermercado.
B)Se a empresa tiver feito investimentos consideráveis para a execução do contrato, o supermercado somente poderá denunciar unilateralmente o contrato após um ano.
C)Caso a empresa deixe de entregar o suco por mais de quatro semanas, o supermercado poderá pedir a resolução do contrato ou, se preferir, exigir-lhe o cumprimento, caso em que não caberá indenização por perdas e danos.
D)Se a empresa efetuar a denúncia unilateral do contrato, a resilição operará efeitos ex tunc.
E)Qualquer das partes poderá promover a resolução do contrato com base na teoria da imprevisão, desde que estejam configurados os requisitos autorizadores da sua aplicação ao caso concreto, que consistem em um acontecimento extraordinário, imprevisível e excessivamente oneroso para uma das partes.
Responder
Q314084 - CESPE Procurador do Estado 2009
Considerando a disciplina do direito das obrigações, assinale a opção correta.
A)Caso o devedor esteja em mora, por não ter efetuado o pagamento na forma estabelecida para cumprimento da obrigação, o credor não poderá enjeitá-la, se o devedor estiver disposto a cumpri-la acrescida de perdas e danos.
B)Qualquer interessado na extinção da dívida pode pagá-la em seu próprio nome, ficando sub-rogado nos direitos do credor.
C)Considerando os requisitos legais exigidos para o reconhecimento da onerosidade excessiva, é possível afirmar que a regra se aplica às relações obrigacionais de execução diferida ou sucessiva.
D)O pagamento de boa-fé feito ao credor putativo somente será inválido se, posteriormente, restar provado que não era credor.
E)A quitação, além de conter certos requisitos, como valor da dívida, quem pagou, tempo e lugar do pagamento e assinatura do credor, deverá revestir-se da mesma forma do contrato.
Responder
Q314589 - FGV Juiz de Direito 2008
Celebrado contrato de promessa de compra e venda de imóvel, e estando o devedor em dificuldades financeiras e objetivando não mais prosseguir na respectiva execução, poderá no tocante à avença postular:
A)rescisão.
B)resolução.
C)resilição.
D)revisão.
E)revogação.
Responder
Q315552 - PGT Procurador 2006
Assinale a alternativa INCORRETA :
A)a frustração do fim do contrato, que não se confunde com a impossibilidade da prestação ou com a excessiva onerosidade, não tem guarida no Código Civil;
B)nenhuma obrigação haverá para quem se comprometer por outrem, se este, depois de se ter obrigado, faltar à prestação;
C)as partes contratantes podem, por cláusula expressa, excluir a responsabilidade pela evicção;
D)a compra e venda de safra agrícola é espécie de contrato aleatório;
E)não respondida.
Responder