Questões de concursos sobre "Desapropriação" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Desapropriação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265928 - FCC Consultor Legislativo 2018

Editado decreto de declaração de utilidade pública e ajuizada a ação de desapropriação para aquisição de uma faixa de terras destinada a ampliação de uma rodovia, a Administração pública identificou a necessidade de utilizar um perímetro com largura maior de uma mesma matrícula em determinado trecho, para execução de uma alça de acesso. Considerando que o decreto de declaração de utilidade pública já abrange a área cuja desapropriação passou a ser necessária, bem como que já havia sido ajuizada ação de desapropriação para aquisição da parte inicialmente identificada da mesma matrícula, pendente citação dos réus,
Ver Comentários

Q266647 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Em relação à imissão provisória de posse em processo de desapropriação judicial, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q273051 - IBAM Assistente Financeiro 2015

A propósito do instituto da retrocessão não é correto afirmar que: 
Ver Comentários

Q274910 - IDECAN Procurador 2014

Em relação aos Direitos Reais, nos termos do Código Civil Brasileiro e das normas de Direito Público aplicáveis à Administração Pública, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q278658 - FGV Auditor do Tesouro Municipal 2014

O Município do Recife resolve desapropriar imóvel de propriedade de João, que tinha como superficiário Joaquim, seguindo os trâmites legais do processo de desapropriação, considerando as normas relativas ao(s) direito(s) real(is) envolvido(s). 

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q280471 - CESPE Titular de Serviços de Notas e de Registros 2013

Assinale a opção correta acerca do usufruto e da perda da propriedade.
Ver Comentários

Q284428 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2012

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta.  

I. Além da desapropriação por necessidade ou utilidade pública ou interesse social, poderá ocorrer a desapropriação judicial da coisa se o imóvel reivindicado consistir em extensa área e estiver na posse ininterrupta, por mais de cinco anos e de boa-fé, de considerável número de pessoas, e estas nela houverem realizado, em conjunto ou separadamente, obras e serviços considerados pelo juiz de interesse social e econômico relevante.

II. Segundo a orientação do Superior Tribunal de Justiça, a usucapião é modo de aquisição originária da propriedade imóvel, tendo a sentença judicial que a reconhece natureza constitutiva do domínio.

III. A cláusula que autoriza o proprietário fiduciário a ficar com a coisa alienada em garantia, se a dívida não for paga no vencimento, é nula, mas o devedor pode, com a anuência do credor, dar seu direito eventual à coisa em pagamento da dívida, após o vencimento desta.

IV. O direito real de aquisição do promitente comprador teve o seu âmbito de incidência aumentado pelo Código Civil vigente, pois passou a abarcar, além dos compromissos de compra e venda de imóveis loteados e de unidades de edifícios de incorporação, todos os contratos de promessa de compra e venda, mesmo os não registrados.

V. O Código Civil vigente proibiu a constituição de aforamentos, subordinando os existentes, até sua extinção, às disposições do Código Civil anterior, Lei nº 3.071/1916, e leis posteriores, dispondo, ainda, que o aforamento de terrenos de marinha e acrescidos regula-se por lei especial.
Ver Comentários

Q286206 - VUNESP Defensor Público 2017

Parte significativa dos conflitos agrários tem origem na ocupação irregular de terras. A desapropriação por interesse social, para fins de reforma agrária, é mecanismo de pacificação que pode ser utilizado
Ver Comentários

Q286258 - FCC Defensor Público 2015

Compete
Ver Comentários

Q286269 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Advogado 2015

Mário tem sua fazenda desapropriada para fins de reforma agrária.

Considerando que a desapropriação se deu em conformidade com a disciplina constitucional sobre a matéria, é CORRETO afirmar que:

Ver Comentários