Questões de concursos sobre "Compra e Venda" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Compra e Venda que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265270 - VUNESP Juiz de Direito 2018

João é casado com Maria, sob o regime de separação convencional de bens. Entretanto, ele possui uma concubina, chamada Rita. Pretendendo dar um presente a esta última, João propõe a Paulo, pai de Rita, que este lhe compre um apartamento (de propriedade exclusiva de João), por um preço irrisório, e o dê em usufruto vitalício a Rita. Após o negócio, Paulo propôs a João que este lhe vendesse uma casa na praia, também de sua exclusiva propriedade, pelo valor que entendesse justo. Apesar de Paulo nunca ter ameaçado ou sequer insinuado que poderia contar a alguém a respeito do negócio anterior, temendo que, se contrariasse Paulo, poderia ter o seu segredo revelado, João vendeu a Paulo a casa na praia por metade de seu valor de mercado. 
A respeito dos negócios narrados, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q265404 - CESPE Procurador Municipal 2018

Uma pessoa compareceu a um cartório de registro de imóveis para registrar escritura pública de venda e compra de um apartamento. Na ocasião, o oficial verificou que o imóvel não estava registrado em nome do outorgante. 
De acordo com a Lei n.º 6.015/1973, que dispõe sobre registros públicos, o oficial deverá exigir o registro do título anterior, em razão do princípio da
Ver Comentários

Q265654 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Em relação à compra e venda, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q265852 - VUNESP Procurador 2018

Lanislauro da Silva, empolgadíssimo com o novo emprego, assinou um contrato de promessa de compra e venda com uma empresa construtora para aquisição de uma casa em construção em um condomínio fechado, para finalmente poder morar em uma casa própria. O contrato firmado continha uma cláusula que previa, na hipótese de resolução do contrato por culpa do compromissário comprador, a retenção parcial do valor pago a título de multa contratual e perdas e danos, com restituição do valor remanescente somente após o término da obra e de forma parcelada. Contudo, após um ano, Lanislauro perdeu o emprego e não conseguiu mais suportar as prestações, decidindo-se pela resolução do contrato.


Diante destes fatos hipotéticos, assinale a alternativa correta.

Ver Comentários

Q266042 - FCC Promotor de Justiça 2018

Mediante promessa de compra e venda, em que não se pactuou arrependimento, celebrada por instituto particular, registrada no Serviço de Registro de Imóveis, o promitente comprador adquire direito
Ver Comentários

Q266249 - FGV Advogado 2018

Assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q266261 - FGV Advogado 2018

Com relação ao direito dos contratos, analise as afirmativas a seguir.


I. O mandato conferido com a cláusula “em causa própria” é irrevogável e não se extingue pela morte do mandante nem do mandatário.

II. É nula a venda de ascendente a descendente, salvo se os outros descendentes e o cônjuge do alienante expressamente houverem consentido.

III. Ao transportador incumbe o ônus de provar a excludente do fato de terceiro com vistas a exonerar-se do dever de indenizar o passageiro que sofreu dano no trajeto.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q266351 - FCC Auditor Tributário 2018

A compra e venda
Ver Comentários

Q266423 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2018

Sobre o contrato de compra e venda, nos termos estabelecidos pelo Código Civil, é correto afirmar:
Ver Comentários

Q266541 - PGR Procurador da República 2017

É CORRETO AFIRMAR QUE:
Ver Comentários