Questões de concursos sobre "Aspectos Gerais do Direito das Sucessões – Momento, Espécies, Lugar, Herança e Representação" | Direito Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Aspectos Gerais do Direito das Sucessões – Momento, Espécies, Lugar, Herança e Representação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q265100 - VUNESP Juiz de Direito 2018

Augusto, que tem um vultoso patrimônio, foi condenado criminalmente por lesão corporal seguida de morte, de que foi vítima Josué. O processo criminal durou 18 meses; transitada em julgado a sentença, o condenado empreendeu fuga, e, após um ano, foi morto resistindo à prisão. Josué, quando de sua morte, tinha um filho, Rodolfo, com 15 anos de idade. Augusto era viúvo e não convivia em união estável, só tendo como parentes dois tios e dois sobrinhos. Nesse caso, a herança de Augusto será
Ver Comentários

Q265519 - UFPR Advogado 2018

Sabe-se que a existência da pessoa natural termina com a morte. Acerca dos temas da morte presumida, ausência e comoriência, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q265582 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Em relação à sucessão provisória, assinale a afirmação INCORRETA.
Ver Comentários

Q265586 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018

Assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q266050 - FCC Promotor de Justiça 2018

A sucessão por morte ou ausência obedece à lei
Ver Comentários

Q266147 - FCC Procurador do Estado 2018

A sucessão hereditária abre-se
Ver Comentários

Q266187 - CONSULPLAN Juiz de Direito 2018

Quanto ao direito das sucessões, analise as afirmativas a seguir. 
I. Na petição de herança, o herdeiro aparente, que de boa-fé houver pago um legado, não está obrigado a prestar o equivalente ao verdadeiro sucessor, ressalvado a este o direito de proceder contra quem o recebeu. II. A sucessão de bens de estrangeiros, situados no Brasil, será regulada na lei do país em que era domiciliado o defunto, qualquer que seja a natureza e a situação dos bens, exceto quando houver cônjuge ou filhos brasileiros, ou de quem os represente, quando se utilizará a lei material brasileira, sempre que não lhes for mais favorável a lei pessoal do “de cujus”. III. Havendo a concorrência de herdeiros de classes diversas, a renúncia de qualquer deles devolve sua parte aos que integram a mesma ordem dos chamados a suceder. IV. Quando os netos, representando seus pais, sucedem aos avós, estão obrigados a trazer à colação, ainda que não o hajam herdado, o que os pais teriam de conferir, sob pena de sonegação.
Estão corretas as afirmativas
Ver Comentários

Q266483 - FGV Analista Jurídico 2018

Joaquim faleceu e deixou, como herança, 04 (quatro) apartamentos iguais (101, 102, 103 e 104), todos localizados em um mesmo edifício e com idênticos preços de mercado. Sem deixar testamento, seus únicos herdeiros são seus filhos Jorge, Maria, Ana e Carlos. Passando por dificuldades financeiras, Carlos resolve alienar, antes de findado o inventário, um dos apartamentos (o 101), mediante cessão de direitos sobre o imóvel a Marcos. A respeito desta cessão, assinale a afirmativa correta
Ver Comentários

Q266499 - CESPE Juiz de Direito 2018

Conforme classificação doutrinária, a herança, antes da formalização da partilha, pode ser considerada um bem de indivisibilidade
Ver Comentários

Q266547 - PGR Procurador da República 2017

DENTRE OS ENUNCIADOS ABAIXO, SOMENTE ESTÃO CORRETOS:


I - De acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, a lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder e também a ordem de vocação hereditária.

II - A Convenção Interamericana sobre Personalidade e Capacidade das Pessoas Jurídicas no Direito Internacional Privado dispõe que a lei do lugar de constituição rege a existência da pessoa jurídica.

III - O princípio da proximidade é modalidade de método conflitual pelo qual o fato transnacional é regido pelo direito do Estado com o qual mantenha os vínculos mais estreitos.

IV - Os bens móveis são sempre regidos pela lei do domicílio do proprietário, de acordo com a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro.

Ver Comentários