Disciplinas Direito Ambiental Poder de polícia em matéria ambiental Questões de concursos sobre "Poder de polícia em matéria ambiental" | Direito Ambiental - página 2 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Poder de polícia em matéria ambiental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q268967 - TRF - 3ª REGIÃO Juiz federal 2013
Assinale a alternativa falsa :
A)A Lei n.° 9.666, de 28 de abril de 2000 - que dispõe sobre prevenção e controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas de jurisdição nacional - aplicar-se-á quando ausentes os pressupostos para aplicação da Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição Causada por Navios (MARPOL 73/78).
B)As entidades exploradoras de portos organizados e instalações portuárias e os proprietários ou exploradores de suas instalações de apoio são obrigados a realizar auditorias ambientais independentes e bianuais.
C)A Marinha do Brasil não tem poder de polícia em matéria ambiental, que é exercida exclusivamente pelo IBAMA, no âmbito da Administração Pública Federal.
D)Alijamento pode ser entendido como: i) todo despejo deliberado, no mar, de resíduos e outras substancias, efetuados por embarcações, aeronaves, plataformas ou outras construções no mar; ii) todo afundamento deliberado, no mar, de embarcações, aeronaves, plataformas ou outras construções.
E)Em se tratando de recursos minerais, sua exploração sujeitará o responsável à recuperação do meio ambiente degradado.
Responder
Q269537 - FCC Juiz de Direito 2013
Com relação aos prazos prescricionais do poder de polícia sancionador de infrações administrativas ambientais, é correto afirmar que
A)a prescrição varia conforme a gravidade da infração.
B)a extinção da pretensão punitiva pela prescrição estende-se à esfera cível.
C)caso a infração administrativa também seja capitulada como crime, o prazo prescricional é aquele da lei penal.
D)não são admitidas hipóteses de prescrição intercorrente.
E)o prazo prescricional é sempre de 5 (cinco) anos, contado da data da prática do ato ou da sua cessação, no caso de infração permanente ou continuada.
Responder
Q269645 - FEPESE Advogado 2012
Sobre a taxa de controle e fscalização ambiental (TCFA), assinale a alternativa correta.
A)O sujeito passivo da TCFA é todo aquele que exerce atividades potencialmente poluidoras e utilizadoras de recursos naturais constantes na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.
B)Constitui fato gerador da TCFA o exercício, pelos particulares, das atividades constantes no Cadastro Técnico Federal de Atividades Pontencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais.
C)Os recursos provenientes da TCFA não precisam ser utilizados restritamente em atividades de controle e fscalização ambiental.
D)Os valores recolhidos ao Estado ou ao Município, a título de taxa de licenciamento e venda de produtos, constituem crédito para compensação, com o valor devido de TCFA até o limite de 60% e relativo ao mesmo ano.
E)Caso o estabelecimento empresarial exerça mais de uma atividade sujeita à fscalização, deve pagar taxa relativa a todos eles.
Responder
Q270578 - COPEVE-UFAL Advogado 2010
Sobre o Poder de Polícia Ambiental, assinale a opção incorreta.
A)Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista exercem poder de polícia ambiental, desde que exista lei assim determinando.
B)Agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha, possuem competência para lavrar auto de infração ambiental e instaurar o processo administrativo respectivo.
C)Não poderia ser exercido por um órgão federal em face de outro estadual, tendo em vista a autonomia das entidades e o equilíbrio federativo.
D)É a atividade da Administração Pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à saúde da população, à conservação dos ecossistemas, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas ou de outras atividades dependentes de concessão, autorização/permissão ou licença do poder público de cujas atividades possam decorrer poluição ou agressão à natureza.
E)Pode ser exercido pela Administração Direta frente à Administração Descentralizada
Responder
Q272189 - CESPE Procurador do Estado 2009
A CF elevou ao status de norma constitucional a responsabilização do infrator, nas esferas penal, civil e administrativa, por condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. A tutela administrativa decorre do poder de polícia. Com relação ao poder de polícia ambiental, assinale a opção correta.
A)Esse poder constitui faculdade da administração pública e das organizações não-governamentais ambientais.
B)É permitido que o poder em questão seja desempenhado independentemente da observância de procedimento legal, uma vez que este é adotado pelo Poder Judiciário.
C)Infração administrativa ambiental é toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.
D)A União e os estados têm competência para multar infrações administrativas. Os municípios cuidam da responsabilidade civil.
E)Em situações específicas elencadas na Lei de Crimes Ambientais, também ao cidadão é permitido exercer referido poder.
Responder