Questões de concursos sobre "Instrumentos econômicos. Concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros." | Direito Ambiental - página 3

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Instrumentos econômicos. Concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros. que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q268590 - IBFC Engenheiro eletricista 2013

Da Política Nacional do Meio Ambiente, (Art. 9º), o proprietário ou possuidor de imóvel, pessoa natural ou jurídica, pode, por instrumento público ou particular ou por termo administrativo firmado perante órgão integrante do SISNAMA, limitar o uso de toda a sua propriedade ou de parte dela para preservar, conservar ou recuperar os recursos ambientais existentes, instituindo servidão ambiental. Sobre servidão ambiental é correto afirmar, EXCETO
Ver Comentários

Q268648 - CESGRANRIO Analista Jurídico 2014

Um dos instrumentos para a realização da Política Nacional do Meio Ambiente, nos termos da Lei Federal nº 6.938/81, é considerado de natureza econômica. Um desses instrumentos em questão é a
Ver Comentários

Q268717 - FMP Concursos Juiz de Direito 2014

Considerando o texto das leis federais 6.938/81 e 12.651/12, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. 

I – A servidão ambiental deve ser instituída por instrumento público registrado no Cartório do Registro de Imóveis da circunscrição onde situada a respectiva propriedade rural gravada.

II - A servidão ambiental não se aplica às áreas de preservação permanente e à reserva legal mínima exigida.

III – A obrigação de recompor a área de preservação permanente à margem de curso d’água natural perene ou intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, na metragem mínima de trinta metros recai para todo proprietário ou possuidor de imóvel rural, independente da data em que tenha consolidado as intervenções na APP.

IV – É vedado instituir servidão ambiental perpétua.

V – Somente após a disponibilização do CAR (Cadastro Ambiental Rural), no caso das intervenções já existentes, fica o proprietário ou possuidor rural responsável pela conservação do solo e da água, por meio de adoção de boas práticas agronômicas.
Ver Comentários

Q268986 - TJ-DFT Juiz de Direito 2012

Considerando o disposto na Lei nº 6.938/81 – Política Nacional do Meio Ambiente – marque a opção correta. 

Ver Comentários

Q269851 - CESPE Promotor de Justiça 2012

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q270123 - CESPE Promotor de Justiça 2012

Considerando os princípios e instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q270184 - CESPE Juiz de Direito 2012

Considerando as disposições da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei n.º 6.938/1981) e as normas constitucionais acerca da proteção ambiental, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q270191 - MPE-SC Promotor de Justiça 2012

I - Mediante anuência do órgão ambiental competente, o proprietário rural pode instituir servidão ambiental, pela qual voluntariamente renuncia, em caráter permanente ou temporário, total ou parcialmente, a direito de uso, exploração ou supressão de recursos naturais existentes na propriedade. 

II - A servidão ambiental não se aplica às áreas de preservação permanente e de reserva legal.

III - A limitação ao uso ou exploração da vegetação da área sob servidão instituída em relação aos recursos florestais deve ser, no mínimo, a mesma estabelecida para a reserva legal.

IV - Na hipótese de compensação de reserva legal, a servidão pode ser dispensada da averbação na matrícula de todos os imóveis envolvidos.

V – No prazo de vigência da servidão ambiental, é permitida a alteração da destinação da área, nos casos de desmembramento ou de retificação dos limites da propriedade.
Ver Comentários

Q271203 - MPE-PR Promotor de Justiça 2011

ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA: 
Ver Comentários