Questões de concursos sobre "Conceito e classificação do meio ambiente" | Direito Ambiental - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceito e classificação do meio ambiente que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q264407 - CPCON Advogado 2017

Observe os ensinamentos abaixo e em seguida responda o que se pede.


“Com o advento da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 as normas de proteção ambiental são alçadas à categoria de normas constitucionais com a elaboração de capítulo especialmente dedicado à proteção do meio ambiente, tema que permeia todo o texto constitucional. Aconstitucionalização do meio ambiente no Brasil proporcionou um verdadeiro salto qualitativo em relação às normas de proteção ambiental. Os grandes princípios ambientais são içados ao patamar constitucional, assumindo um posto eminente, ao lado das grandes liberdades públicas e dos direitos fundamentais. A Carta Magna de 1988 inova, portanto, em relação às Constituições anteriores, que apenas abordavam os recursos naturais sob o enfoque utilitarista, e nunca protecionista.”

(SILVA, ROMEU FARIATHOMÉ. Manual de Direito Ambiental. Salvador: JUSPODIVM, 2015).


Considerando-se os múltiplos aspectos que balizam o conceito de meio ambiente, nos moldes preconizados na Constituição Federal de 1988, nas legislações de tutela ambiental e nos apontamentos doutrinários que disciplinam o assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Ver Comentários

Q264500 - VUNESP Procurador 2017

Para fins da Política Nacional do Meio Ambiente, considera-se:
Ver Comentários

Q264936 - CESPE Juiz de Direito 2017

Com relação à tutela constitucional ao meio ambiente e à PNMA, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q265423 - IBEG Procurador Municipal 2016

Acerca dos princípios do Direito Ambiental, analise as proposições e indique a alternativa correta:


I – O Meio Ambiente, bem de uso comum do povo, consistente no equilíbrio ecológico e na higidez do meio e dos recursos naturais, é bem comum, geral, difuso, indissociável da qualidade dos seus constitutivos, e, por conseguinte, divisível, disponível e impenhorável.


lI – Pelo princípio da prevenção, procura-se evitar que o dano ambiental ocorra, através de mecanismos extrajudiciais e judiciais. É, portanto, a atuação antecipada para evitar danos, que, em regra, são irreversíveis.


III – O princípio da precaução vai ser aplicado toda vez que houver incerteza científica se determinado ato possa prejudicar os bens ambientais ou o ser humano.

IV – O conceito normativo de meio ambiente abrange o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas suas formas, não incluindo o patrimônio edificado.

Ver Comentários

Q266337 - IBEG Advogado 2016

Acerca dos princípios do Direito Ambiental, indique a alternativa correta:
Ver Comentários

Q267131 - PGE-PA Procurador 2011

Assinale a alternativa CORRETA: 
Ver Comentários

Q267265 - FCC Juiz de Direito 2015

O Meio Ambiente, bem de uso comum do povo, consistente no equilíbrio ecológico e na higidez do meio e dos recursos naturais, é bem
Ver Comentários

Q267783 - ACEP Advogado 2010

No entender doutrinário, o direito ambiental é um ramo do direito público, apesar de o interesse protegido ser difuso e situado numa zona intermediária entre o público e o privado. Sobre a qualificação de bem ambiental, assinale a alternativa CORRETA
Ver Comentários

Q268457 - SHDIAS Advogado 2014

A atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, são classificados como:
Ver Comentários

Q268712 - FCC Advogado 2014

O meio ambiente constitui interesse.
Ver Comentários