Disciplinas Direito Agrário Princípios Constitucionais no Direito Agrário Questões de concursos sobre "Princípios Constitucionais no Direito Agrário" | Direito Agrário - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Princípios Constitucionais no Direito Agrário que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q286236 - IBEG Procurador Municipal 2016
Quanto as disposições aplicáveis à reforma agrária, assinale a alternativa correta.
A)Compete à União e aos Estados membros desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.
B)Cabe à lei complementar estabelecer procedimento contraditório especial, de rito sumário, para o processo judicial de desapropriação.
C)As benfeitorias necessárias serão indenizadas em dinheiro e as úteis em titulo da dívida agrária.
D)O decreto que declarar o imóvel como de interesse social, para fins de reforma agrária, autoriza os estados a propor a ação de desapropriação.
E)São isentas de tributos federais, estaduais e municipais as operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária.
Responder
Q286295 - FCC Promotor de Justiça 2014
A)será desenvolvida integralmente fundada no cooperativismo.
B)será planejada e executada com a participação efetiva do setor de produção, envolvendo produtores e trabalhadores rurais, bem como dos setores de comercialização, de armazenamento e de transportes.
C)será planejada e executada com a participação efetiva do setor de produção, envolvendo apenas produtores e trabalhadores rurais.
D)não abrange as atividades florestais.
E)não abrange as atividades pesqueiras.
Responder
Q286319 - IADES Administrador 2014
A Lei nº 8.171/1991 teve vetos apostos pelo presidente da República, em relação ao texto aprovado pelo Congresso Nacional. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que indica o capítulo dessa lei que restou por totalmente esvaziado em face da aposição dos referidos vetos.
A)Da Assistência Técnica e Extensão Rural.
B)Da Informação Agrícola.
C)Da Garantia da Atividade Agropecuária.
D)Do Fundo Nacional de Desenvolvimento Rural.
E)Do Produtor Rural, da Propriedade Rural e sua Função Social.
Responder
Q286321 - IADES Administrador 2014
A Lei nº 8.171/1991 dispõe acerca da política agrícola no território brasileiro. A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde: (1) a todas as atividades expressamente previstas como objeto da referida lei quanto à fixação dos fundamentos, à definição dos objetivos e das competências institucionais, à previsão dos recursos e ao estabelecimento das ações e dos instrumentos da política agrícola; e, (2) à definição integral de atividade agrícola para a referida lei.
A)(1) Agropecuárias, agroindustriais e de planejamento das atividades pesqueira e florestal; (2) a produção, o processamento e a comercialização dos produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas, pecuários, pesqueiros e florestais.
B)(1) Agropecuárias, agroindustriais e de planejamento da atividade pesqueira; (2) a produção, o processamento e a comercialização dos produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas, pecuários e pesqueiros.
C)(1) Agropecuárias e de planejamento da atividade pesqueira; (2) a produção, o processamento e a comercialização dos produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas e pecuários.
D)(1) Agropecuárias e agroindustriais; (2) a produção, o processamento e a comercialização dos produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas e pecuários.
E)(1) Agropecuárias e de planejamento das atividades pesqueira e florestal; (2) a produção, o processamento e a comercialização dos produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos agrícolas, pecuários, pesqueiros e florestais.
Responder
Q286492 - FCC Juiz de Direito 2012
O Princípio da Função Social da Propriedade Rural
A)ingressou no ordenamento jurídico brasileiro por meio da Lei Federal no 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil).
B)tem como único objetivo impor o aproveitamento econômico da propriedade rural.
C)impõe a socialização da propriedade rural, aniquilando o conceito de propriedade privada.
D)determina que a propriedade rural seja economicamente produtiva, respeite o meio ambiente e os direitos trabalhistas daqueles que nela exerçam sua atividade.
E)foi idealizado enquanto princípio jurídico na extinta União Soviética.
Responder
Q286538 - CESPE Promotor de Justiça 2007
A usucapião rural constitucional
A)não decorre do Código Civil, mas diretamente da CF, razão pela qual a ela não se aplica a concepção de prescrição aquisitiva.
B)incidirá independentemente da natureza pública ou particular do imóvel.
C)não será reconhecida ao mesmo possuidor mais de uma vez.
D)decorre de situação de posse qualificada, em que se exige, além do exercício de poderes inerentes ao domínio, o fato de tornar o imóvel rural produtivo.
E)pode ser exercida por proprietário de imóvel, quanto à terra rural de até 50 hectares, contígua a sua gleba, se ele a possuir como sua por pelo menos cinco anos, sem oposição, nela fixando sua moradia.
Responder
Q286554 - FCC Juiz de Direito 2009
A observância das normas de segurança do trabalho pelo proprietário de imóvel rural
A)é requisito para o cumprimento da função social da propriedade, pois constitui um aspecto para caracterização de exploração que favoreça o bem-estar de trabalhadores.
B)não é requisito para o cumprimento da função social da propriedade, porque embora seja matéria de ordem pública, seu descumprimento constitui infração de cunho trabalhista.
C)não é requisito para o cumprimento da função social da propriedade, porque a Constituição refere-se apenas ao meio ambiente natural e não ao meio ambiente do trabalho.
D)não é requisito para o cumprimento da função social da propriedade, a qual se alcança com a observância dos índices de produtividade rural fixados pelo INCRA tão somente.
E)é requisito para a caracterização do seu aproveitamento racional e adequado.
Responder