Disciplinas Direito Administrativo Fundações Públicas Questões de concursos sobre "Fundações Públicas" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Fundações Públicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q249127 - COMPERVE Juiz Leigo 2018
Luiz, prefeito de determinado município, decidiu atender ao pleito da população local no sentido de que fosse criada pessoa jurídica junto à administração para a prestação do serviço público de transporte coletivo urbano. Nesse sentido, Luiz poderá, com o apoio e atuação do legislativo, providenciar a criação de
A)fundação, com área de atuação definida em lei ordinária, focada na prestação da atividade em questão e com possibilidade de cobrança de valor referente à passagem de ônibus.
B)autarquia, na modalidade de sociedade anônima, focada na prestação da atividade em questão, a partir da ideia de passe livre.
C)empresa pública, na modalidade de sociedade anônima, focada na prestação da atividade em questão e com possibilidade de cobrança de valor referente à passagem de ônibus.
D)sociedade de economia mista, na modalidade de sociedade em comandita por ações, focada na prestação da atividade em questão, a partir da ideia de passe livre.
Responder
Q249458 - CESPE Procurador Municipal 2018
Acerca de organização administrativa, órgãos e pessoas jurídicas que a compõem, assinale a opção correta.
A)Na desconcentração, órgão integrante da estrutura de determinada autarquia exerce atividades administrativas sem controle hierárquico.
B)Situação hipotética: Determinado estado da Federação, para aprovação pelo Poder Legislativo, encaminhou projeto de lei que regulamenta instituição de autarquia e alterações orçamentárias e administrativas de determinada secretaria. Assertiva: Nessa situação, esse projeto de lei, apesar de multitemático, deverá ser aprovado à luz do princípio da reserva legal.
C)Agências reguladoras são instituídas para disciplinar e fiscalizar a prestação de serviços públicos e, apesar de deterem poder normativo, não dispõem de legitimidade para impor sanções.
D)Fundação vinculada a partido político e voltada para fomento ao desenvolvimento econômico e social não poderá ser classificada como organização da sociedade civil de interesse público.
E)Os serviços sociais autônomos são criados mediante autorização legislativa, têm como destinação a prestação de serviços públicos sem fins lucrativos e são executados por pessoas jurídicas de direito privado.
Responder
Q249615 - IBGP Analista Jurídico 2018
Sobre as normas constitucionais relativas à administração pública, assinale a alternativa INCORRETA:
A)As autarquias, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e as fundações serão criadas por lei específica, cabendo à lei complementar, nestes casos, definir as áreas de sua atuação.
B)A criação de subsidiárias em autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista e fundações depende de autorização legislativa, assim como a participação de qualquer delas em empresa privada.
C)A proibição de acumulação de cargos públicos estende-se a empregos e funções, abrangendo autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.
D)Os atos de improbidade administrativa importarão na suspensão dos direitos políticos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e no ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.
Responder
Q249773 - CONSULPLAN Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Sobre a extinção de direitos e poderes entre o particular e a Fazenda Pública é correto afirmar:
A)O prazo de prescrição da pretensão da ação que visa a reparação civil do particular em face da Administração Pública é de 3 (três) anos.
B)Somente quando a infração disciplinar também tipificada como crime estiver sendo apurada em inquérito ou ação penal é que se aplicará o prazo prescricional da legislação penal.
C)A ação de desapropriação indireta do particular em face da Administração Pública prescreve em 20 (vinte) anos, em analogia ao decurso do prazo de usucapião extraordinário da lei civil.
D)A figura da prescrição administrativa intercorrente, embora tenha previsão doutrinária, deve ter sua aplicação afastada dos procedimentos administrativos, ante a ausência de previsão em normas específica, evitando que se inviabilize o poder de autotutela da Administração Pública.
Responder
Q249787 - IADES Analista Jurídico 2018
Acerca do tema organização da administração pública, assinale a alternativa correta.
A)O controle da tutela administrativa é a manifestação do controle hierárquico.
B)É defeso a qualquer fundação a qualificação como agência executiva.
C)É possível a criação de autarquia vinculada ao Poder Legislativo.
D)Os dirigentes de uma agência reguladora ocupam cargo em comissão de livre nomeação e exoneração.
E)As sociedades de mera participação, cujo capital pertencente ao Estado é minoritário, integram a administração pública indireta.
Responder
Q250771 - CS-UFG Assistente de Informática 2018
Os Correios, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal fazem parte da administração pública indireta respectivamente nas seguintes modalidades:
A)todas são empresas públicas.
B)sociedade de economia mista, empresa pública e autarquia.
C)autarquia federal especializada, tomada de preços e empresa pública.
D)empresa pública, sociedade de economia mista e empresa pública.
Responder
Q250833 - IADES Analista Previdenciário 2018
Consiste na entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos do poder público e de outras fontes.
O conceito apresentado refere-se
A)a autarquia.
B)à União.
C)a fundação.
D)a empresa pública.
E)a município.
Responder
Q252875 - VUNESP Titular de Serviços de Notas e de Registros 2018
Com relação aos agentes públicos, é correto afirmar:
A)os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas são agentes públicos.
B)todos os agentes públicos são regidos pelo regime estatutário.
C)as pessoas jurídicas podem ser agentes públicos.
D)a regência pela legislação trabalhista exclui a situação jurídica de agente público.
Responder
Q252887 - VUNESP Escrivão de Polícia Civil 2018
A Administração Indireta compreende as seguintes entidades, dotadas de personalidade jurídica própria
A)autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista.
B)agências executivas, fundações de apoio e serviços sociais autônomos.
C)autarquias, fundações, organizações sociais e empresas públicas.
D)agências reguladoras, empresas públicas e Polícias Civil e Militar.
E)autarquias, fundações e organizações sociais.
Responder
Q252913 - VUNESP Procurador 2018
Acerca das Fundações públicas, é correto afirmar que
A)seus bens são graváveis com ônus reais, podendo ser afetados com direitos reais de garantia.
B)os seus empregos são cumuláveis com outros empregos e funções públicos.
C)a remuneração paga aos seus servidores não está sujeita às regras do teto constitucional.
D)não se sujeitam à falência.
E)seus agentes são considerados funcionários públicos para os fins criminais, mas não o são para os fins de impetração de mandado de segurança e ingresso com ação popular.
Responder