Disciplinas Direito Administrativo Extinção dos atos administrativos Questões de concursos sobre "Extinção dos atos administrativos" | Direito Administrativo - página 21 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Extinção dos atos administrativos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q299323 - TJ-DFT Juiz de Direito 2008
Em se tratando de ato administrativo impugnado por Mandado de Segurança, em que foi apontada como autoridade coatora autoridade hierarquicamente inferior, a defesa da validade do ato pela respectiva entidade pública é denominada:
A)Confirmação;
B)Defesa Indireta;
C)Assimilação;
D)Encampação.
Responder
Q303360 - FGV Procurador 2008
No que tange ao ato administrativo, analise as afirmativas a seguir: I. A Teoria Monista admite que atos administrativos eivados de vícios sanáveis sejam convalidados pela Administração Pública, com base em seu poder de autotutela. II. Os atos administrativos válidos se extinguem pela revogação, que tem efeitos ex tunc . III. Com a caducidade do ato administrativo, decorrente da declaração de sua nulidade pelo Poder Judiciário, há a perda dos efeitos deste ex tunc . Assinale:
A)se todas as afirmativas estiverem corretas.
B)se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
C)se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
D)se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
E)se nenhuma afirmativa estiver correta.
Responder
Q304196 - FGV Fiscal de Rendas 2010
A respeito da validade dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.
A)A Administração Pública do Estado do Rio de Janeiro pode convalidar atos inválidos, desde que sanáveis e que não acarretem lesão ao interesse público e nem prejuízo a terceiros.
B)O Supremo Tribunal Federal sumulou o entendimento de que atos eivados de vício devem ser obrigatoriamente anulados pela Administração Pública, desde que deles não se originem direitos.
C)A cassação é forma de extinção por meio da edição de ato administrativo com base em critérios de oportunidade e conveniência da Administração Pública.
D)O processo administrativo é pressuposto necessário à invalidação dos atos administrativos.
E)Os atos administrativos gozam de presunção de legitimidade, que determina a inversão do ônus da prova em juízo.
Responder
Q304732 - MPE-GO Promotor de Justiça 2010
Em relação à extinção dos atos administrativos, assinale a alternativa correta: I - A extinção do ato administrativo é aquela que resulta somente quando cumpre seus efeitos. II - A cassação é forma extintiva que se aplica quando o beneficiário descumpre condições que permitam a manutenção dos atos e seus efeitos. III - A invalidação é forma extintiva por razões de oportunidade e conveniência. IV - A caducidade ocorre quando há o desaparecimento do objeto e do sujeito que se beneficiou do ato.
A)Todas as assertivas estão corretas.
B)Há apenas uma assertiva correta.
C)Há apenas duas assertivas corretas.
D)Há apenas três assertivas corretas.
Responder
Q305011 - INSTITUTO CIDADES Juiz do trabalho 2008
A Administração pode anular, cassar ou revogar seus próprios atos. Diante disso, é correto afirmar que:
A)Revogação é a supressão de um ato administrativo legítimo, que contenha alguma irregularidade, que a Administração retira do mundo jurídico, por iniciativa própria ou por determinação dos órgãos de controle interno.
B)Anulação é a declaração de nulidade suprível do ato administrativo, que poderá ser repetido pela Administração quando julgar conveniente.
C)Cassação é modalidade de anulação do ato que, embora legítimo na sua origem e formação, torna-se ilegal na sua execução.
D)A anulação do ato administrativo baseia-se em motivos de conveniência e oportunidade da Administração.
E)A revogação e a cassação tomam por fundamento razões de legitimidade e de legalidade formulados pela própria Administração.
Responder
Q305753 - FUNIVERSA Regulador de Serviços Públicos 2009
A respeito dos atos e dos poderes administrativos, assinale a alternativa correta.
A)O poder de polícia é um poder regulamentar.
B)O dever de hierarquia é aplicável a todos os órgãos e entidades de todos os Entes, de todos os Poderes, em todas suas funções.
C)Por ser o exercício de um poder de polícia, a atividade regulatória poderá ser remunerada via cobrança de taxas.
D)Instrumentos de retirada da validade dos atos administrativos, a revogação e a anulação têm efeitos denominados ex tunc .
E)Como princípio da fundamentação dos atos administrativos, deve o ato de revogação apontar os motivos legais e constitucionais pelos quais está sendo retirado do mundo jurídico, sob pena de anulação do ato revogatório.
Responder
Q305806 - NCE-UFRJ Delegado de Polícia 2005
Sobre as diversas formas de extinção e controle de um ato administrativo, analise as afirmativas: I. Denomina-se contraposição a extinção de um ato administrativo em razão da prática de um novo ato com efeitos opostos ao ato anterior. II. Como regra, todos os tipos de atos administrativos, vinculados ou discricionários, admitem revogação por critérios de conveniência e oportunidade. III. O Tribunal de Contas, no âmbito de sua atuação, pode controlar atos administrativos praticados por outro Poder. É/são afirmativa(s) verdadeira(s) somente:
A)I e II;
B)I e III;
C)II e III;
D)I, II e III;
E)nenhuma.
Responder
Q306184 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2009
Sobre a extinção do ato administrativo, é correto afirmar:
A)O ato administrativo extingue-se por cumprimento dos seus efeitos; pelo desaparecimento do sujeito ou objeto e pela retirada, que se verifica por várias maneiras.
B)Anulação, ou invalidação, do ato administrativo é o seu desfazimento por razões de conveniência e oportunidade.
C)Incompetência e incapacidade são vícios que atingem o ato administrativo, quanto à forma, e que justificam a sua anulação ou invalidação.
D)A revogação do ato administrativo pode ser decretada pelo Poder Judiciário, se for provocado pelo interessado.
E)A revogação do ato administrativo no âmbito da Administração, não pode ser feita por quem o praticou.
Responder
Q306551 - ESAF Analista de Finanças e Controle - Tecnologia da Informação 2006
No âmbito das teorias relativas à invalidação do ato administrativo, entende-se a figura da cassação como
A)retirada do ato porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de dar continuidade à situação jurídica.
B)retirada do ato porque sobreveio norma jurídica que tornou inadmissível situação anteriormente permitida.
C)retirada do ato porque foi emitido outro ato, com fundamento em competência diversa daquela que gerou o ato anterior, mas cujos efeitos são contrapostos aos daquele.
D)retirada do ato por razões de conveniência e oportunidade.
E)retirada do ato porque fora praticado em desconformidade com a ordem jurídica.
Responder