Disciplinas Direito Administrativo Conceito e Classificação dos Serviços Públicos Questões de concursos sobre "Conceito e Classificação dos Serviços Públicos" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceito e Classificação dos Serviços Públicos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q248804 - FUNCAB Perito Criminal 2013
Dos entes abaixo, possuem a titularidade do serviço público apenas os(as):
A)concessionários.
B)permissionários.
C)empresas públicas.
D)sociedades de economia mista.
E)autarquias.
Responder
Q248952 - CESPE Técnico Tributário 2018
Acerca da prestação de serviço público, assinale a opção correta.
A)A desconcentração é o ato pelo qual se atribui determinado serviço público, ou parte dele, a um novo ente personalizado.
B)A centralização de serviços públicos consiste na aglutinação de órgãos públicos do mesmo setor, visando-se melhorar a prestação de serviços públicos.
C)Um município pode delegar o serviço local de gás canalizado a uma autarquia municipal.
D)A delegação de serviço público a pessoa estranha à administração direta é vedada por contrato administrativo.
E)A prestação de serviço público por meio de parceria da administração pública com entidades do terceiro setor é permitida.
Responder
Q249106 - VUNESP Juiz de Direito 2018
De acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os serviços públicos sociais
A)são aqueles em que a atuação estatal limita-se à atividade de regulação, com coercitividade.
B)têm titularidade compartilhada entre o Poder Público e a Sociedade, restringindo-se a atividade de fomento às áreas da cultura, desporto e lazer e meio ambiente.
C)caracterizam-se pelo reconhecimento de que a atuação privada é mais eficiente do que a pública, dada a agilidade e a flexibilidade que marcam o regime de direito privado e, por isso, afastam a atuação direta e o fomento do Poder Público.
D)admitem a atuação, por direito próprio, dos particulares, sem que para tanto seja necessária delegação pelo poder público sob regime de concessão ou permissão.
E)quando prestados por Organizações Sociais por meio de contratos de gestão com repasse de recursos públicos, obrigam as entidades conveniadas a contratar mediante licitação, realizar concurso para selecionar recursos humanos vinculados à execução do objeto contratado e procedimento periódico de prestação de contas.
Responder
Q249524 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018
As diversas correntes e teorias que se ocuparam do tema dos serviços públicos pretendiam conceituar e delimitar a natureza dessas atividades. Atualmente, as atividades consideradas como serviços públicos são
A)prestadas diretamente pela Administração direta ou pelo setor privado, por meio de concessão administrativa ou concessão patrocinada, quando se tratar de serviços públicos em sentido estrito, remunerados mediante tarifa.
B)assim previstas na legislação, sendo possível admitir o conceito de serviços públicos em sentido amplo para fins de delegação à iniciativa privada por meio de concessão administrativa.
C)utilidades disponibilizadas à população mediante expressa previsão legislativa, não se admitindo a delegação à iniciativa privada de serviços públicos essenciais, que têm exclusividade de trespasse para pessoas jurídicas de direito público.
D)restritas aos serviços que possam ser prestados em caráter lucrativo e exclusivo sob regime jurídico de direito privado.
E)sempre remuneradas diretamente pelo usuário, por meio de tarifa, aspecto que diferencia a atividade como essencial e efetivamente necessária à população.
Responder
Q249764 - IBFC Procurador Jurídico 2017
Serviços Públicos Gerais ou “uti universi ” são aqueles que:
A)a Administração presta diretamente à comunidade, por reconhecer sua essencialidade e necessidade para a sobrevivência do grupo social e do próprio Estado
B)a Administração, reconhecendo sua conveniência para os membros da coletividade, presta-os diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros, nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários
C)se relacionam intimamente com as atribuições do Poder Público e para a execução dos quais a Administração usa da sua supremacia sobre os administrados
D)a Administração presta sem ter usuários determinados, para atender à coletividade no seu todo
Responder
Q250236 - FCC Consultor Legislativo 2018
Ao abordar o conceito de serviço público, diferentes classificações ou categorizações são apresentadas pela doutrina, a depender do prisma de análise, entre as quais se insere a divisão entre serviços públicos exclusivos e não exclusivos do Estado, sendo que
A)os exclusivos somente podem ser prestados diretamente pelo Estado, não admitindo exploração por particulares mediante concessão ou delegação.
B)os não exclusivos são aqueles que podem ser executados pelos particulares mediante autorização do poder público, como, por exemplo, os concernentes à saúde e educação.
C)os não exclusivos são aqueles desempenhados pelo Estado em regime de exploração de atividade econômica, sujeitos à cobrança de tarifa dos usuários.
D)os exclusivos são prestados em prol de toda a comunidade, ou seja, uti universi , correspondendo àqueles de natureza essencial como segurança pública.
E)ambos são passíveis de prestação direta pelo poder público ou exploração por particulares mediante concessão ou permissão, sendo os primeiros remunerados por tarifa e os segundos mediante taxa.
Responder
Q252995 - NUCEPE Delegado de Polícia 2018
Sobre os serviços públicos, marque a alternativa CORRETA .
A)A Lei nº 8.987/1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos, não prevê causas expressas a fim de caracterizar a descontinuidade.
B)Os serviços públicos gerais ou (uti universi ) são indivisíveis e devem ser mantidos por impostos.
C)Incumbe ao Poder Público a prestação de serviços públicos de saúde, educação e assistência social, fundamentais e exclusivos de Estado, apenas.
D)Os serviços de utilidade pública não admitem delegação.
E)Os serviços públicos propriamente ditos admitem delegação.
Responder
Q253036 - UERR Sociólogo 2018
Constitui hipótese de serviço público a ser realizado pelos estados, conforme previsão constitucional:
A)serviço postal.
B)serviços de telecomunicações.
C)transporte rodoviário interestadual.
D)transporte ferroviário.
E)serviços locais de gás canalizado.
Responder
Q253039 - UERR Contador 2018
Sobre os serviços públicos é correto afirmar:
A)A técnica empregada na prestação de serviço público não necessita ser atual ou moderna, nem compatível com o estágio de desenvolvimento tecnológico, bastando o atendimento das necessidades básicas da sociedade.
B)O Estado tem o dever jurídico de promover a prestação do serviço público, não sendo hipótese de faculdade discricionária.
C)O valor exigido dos usuários a título de remuneração pelo uso do serviço público deve atender a regra do melhor custo-benefício.
D)O serviço público deve ser prestado por pessoa jurídica de direito público e direito privado.
E)Os instrumentos de concessão e permissão delegam a titularidade a entidades públicas e privadas.
Responder
Q253460 - FUMARC Advogado 2018
No que refere às distinções entre taxa e tarifa como modalidades de remuneração do serviço público pelo usuário, é CORRETO afirmar:
A)A taxa pode ser cobrada pela disponibilização, ainda que não tenha ocorrido a fruição efetiva do serviço, por outro lado, a tarifa somente pode ser exigida pela efetiva fruição, ainda que se admita a possibilidade de cobrança de tarifas mínimas.
B)A taxa, por se submeter ao regime tributário, está sujeita aos princípios da legalidade e da anterioridade tributárias, já a tarifa, por se tratar de variável contratual sujeita ao direito privado, pode ser definida unilateralmente pelo concessionário.
C)Ambas exigem que o serviço público seja específico e divisível, mas a taxa pode ser cobrada em razão da competência para prestar o serviço público, ainda que não tenha ocorrido a efetiva disponibilização dos equipamentos de prestação; por outro lado, a tarifa somente pode ser exigida pela efetiva fruição.
D)Constitui matéria pacífica que todo serviço público de adesão obrigatória pelo usuário é remunerado por taxa, ainda que prestado indiretamente mediante concessão.
Responder