Disciplinas Direito Administrativo Agências Reguladoras Questões de concursos sobre "Agências Reguladoras" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Agências Reguladoras que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q248930 - CESPE Técnico Tributário 2018
As agências reguladoras, pessoas jurídicas de direito público interno cuja finalidade é regular e fiscalizar a atividade de determinado setor da economia do país, são criadas a partir do processo de
A)concessão.
B)descentralização.
C)desconcentração.
D)autorização.
E)permissão.
Responder
Q248949 - CESPE Técnico Tributário 2018
As agências reguladoras possuem
A)poder normativo técnico, que consiste na possibilidade de editar atos regulamentares, desde que não criem obrigação nova.
B)autonomia decisória, com a possibilidade de recursos hierárquicos próprios e impróprios.
C)independência administrativa, mas são submetidas a supervisão ministerial.
D)responsabilidade civil subjetiva com culpa presumida.
E)regime especial de autarquias, mas também podem constituir-se em fundações de direito público.
Responder
Q249013 - MPE-BA Promotor de Justiça 2018
Sobre a atuação das agências reguladoras no funcionamento dos serviços públicos objetos de concessão, permissão e autorização, a doutrina moderna vem abordando, de forma crescente, a denominada “Teoria da Captura”.
A alternativa que contém situação indiciária da chamada captura e admissível de aplicação da referida construção doutrinária, de modo a possibilitar o controle judicial de ato administrativo discricionário é
A)nomeação de dirigente de agência reguladora para um mandato certo.
B)norma de agência reguladora que amplia a proteção ao usuário consumidor, estabelecendo padrões técnicos de excelência a serem observados pelas concessionárias.
C)fixação de período de quarentena para o ex-dirigente da agência reguladora, durante o qual está proibido de exercer atividade na iniciativa privada, dentro do setor ao qual estava vinculado.
D)nomeação para o Conselho Consultivo de agência reguladora, nas vagas destinadas à representação de entidades voltadas aos usuários e à sociedade, de determinadas pessoas que haviam ocupado cargo diretivo nas empresas concessionárias.
E)norma de agência reguladora que autoriza a cobrança de bagagem despachada, com a finalidade devidamente demonstrada de ensejar a redução do custo do serviço principal para a maioria dos usuários, os quais não usufruíam de toda a franquia de bagagem antes oferecida.
Responder
Q249130 - COMPERVE Juiz Leigo 2018
Kleber, diretor da Agência Reguladora do município, está prestes a finalizar o seu mandato em tal instituição. Nos últimos dias, ele recebeu ligação em que lhe foi feita proposta de emprego para trabalhar como consultor em empresa privada na área regulada pela agência por ele dirigida. Com base no direito pertinente ao tema, Kleber
A)não poderá aceitar de imediato a proposta de trabalho feita, pois prepondera a ideia de respeito à quarentena após a saída do cargo de diretor na Agência.
B)poderá aceitar de imediato a proposta de trabalho feita, desde que, de pronto, saia do cargo de diretor que ocupa, não finalizando o tempo previsto para o exercício de seu mandato naquela instituição reguladora.
C)não poderá aceitar de imediato a proposta de trabalho feita, a menos que redija documento em cartório se comprometendo a agir com ética e a não oferecer informações privilegiadas para a sua nova empregadora.
D)poderá aceitar de imediato a proposta de trabalho feita, pois prepondera a ideia de liberdade de iniciativa em tal seara.
Responder
Q249458 - CESPE Procurador Municipal 2018
Acerca de organização administrativa, órgãos e pessoas jurídicas que a compõem, assinale a opção correta.
A)Na desconcentração, órgão integrante da estrutura de determinada autarquia exerce atividades administrativas sem controle hierárquico.
B)Situação hipotética: Determinado estado da Federação, para aprovação pelo Poder Legislativo, encaminhou projeto de lei que regulamenta instituição de autarquia e alterações orçamentárias e administrativas de determinada secretaria. Assertiva: Nessa situação, esse projeto de lei, apesar de multitemático, deverá ser aprovado à luz do princípio da reserva legal.
C)Agências reguladoras são instituídas para disciplinar e fiscalizar a prestação de serviços públicos e, apesar de deterem poder normativo, não dispõem de legitimidade para impor sanções.
D)Fundação vinculada a partido político e voltada para fomento ao desenvolvimento econômico e social não poderá ser classificada como organização da sociedade civil de interesse público.
E)Os serviços sociais autônomos são criados mediante autorização legislativa, têm como destinação a prestação de serviços públicos sem fins lucrativos e são executados por pessoas jurídicas de direito privado.
Responder
Q249519 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018
Diante de conduta irregular praticada por concessionária de serviço público telefônico, a agência reguladora do setor
A)deve recomendar ao poder concedente a rescisão do contrato de concessão em execução, para fins de nova licitação para prestação dos serviços públicos nos padrões que reputa adequados.
B)pode iniciar procedimento para declaração de caducidade, durante o qual deverá demonstrar a má execução dos serviços públicos à população, para remessa da conclusão ao poder concedente.
C)poderá impor multa à concessionária, como expressão de seu poder de polícia, demonstrado o cabimento em procedimento para apuração da referida conduta.
D)deverá lavrar auto de infração e imposição de multa, conduta de natureza discricionária por parte da agência reguladora.
E)tem competência para editar ato normativo impondo penalidade aos diretores da empresa, seguida da apuração de responsabilidade para confirmação do sancionamento.
Responder
Q249787 - IADES Analista Jurídico 2018
Acerca do tema organização da administração pública, assinale a alternativa correta.
A)O controle da tutela administrativa é a manifestação do controle hierárquico.
B)É defeso a qualquer fundação a qualificação como agência executiva.
C)É possível a criação de autarquia vinculada ao Poder Legislativo.
D)Os dirigentes de uma agência reguladora ocupam cargo em comissão de livre nomeação e exoneração.
E)As sociedades de mera participação, cujo capital pertencente ao Estado é minoritário, integram a administração pública indireta.
Responder
Q250184 - FCC Consultor Legislativo 2018
Além das previsões constitucionais específicas, as agências reguladoras foram criadas em atendimento ao disposto no artigo 174 da Constituição Federal, competindo-lhes
A)formular políticas públicas setoriais, em substituição ao Poder Legislativo e ao Chefe do Poder Executivo, razão pela qual detêm poder normativo, fundado no princípio da eficiência e da discricionariedade técnica.
B)planejar, formular e implementar políticas de governo, estas que estão, como regra, submetidas ao poder hierárquico do Poder Executivo, titular do serviço público setorial regulado, para evitar o risco de captura pelos interesses dos agentes econômicos regulados.
C)o exercício do poder de polícia, do poder normativo e de fiscalização, em sua área de atuação, dentre outros, nos termos das leis instituidora.
D)o exercício do poder normativo, de fiscalização e de sanção contratual, excluindo-se o poder de polícia, este que é exercido pelo ente público titular do serviço público regulado.
E)o poder de outorga, ou seja, a decisão quanto à conveniência e oportunidade de conceder, nos termos do artigo 175 da Constituição Federal, a prestação do serviço público à iniciativa privada.
Responder
Q250452 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
Assinale a alternativa correta a respeito das agências reguladoras.
A)Possuem personalidade jurídica de direito privado.
B)São entidades integrantes da Administração Pública Direta, vinculadas aos Ministérios Federais.
C)Podem ser criadas em âmbitos Estadual e Federal, exceto Municipal.
D)Seus dirigentes ocupam cargo em comissão por prazo indeterminado.
E)A elas é atribuído o poder de arbitragem para compor conflitos que ocorram na sua esfera de atuação.
Responder
Q250666 - FGV Administrador 2018
As agências reguladoras são entidades criadas pelo Estado com a finalidade de regular determinados setores da economia, visando assegurar o interesse público.
Em relação aos dirigentes das Agências Reguladoras Federais, tem-se o entendimento de que
A)são servidores efetivos em cargo de confiança.
B)devem ser escolhidos pelo Presidente da República.
C)são indicados pelo colegiado de servidores do órgão.
D)podem ser exonerados ad nutun por ministros.
E)adquirem vitaliciedade após dois anos de exercício.
Responder