Disciplinas Direito Administrativo Administração Direta Questões de concursos sobre "Administração Direta" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Administração Direta que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q248782 - FUNCAB Perito Criminal 2013
Das entidades abaixo, compõem a Administração Pública Direta:
A)autarquias.
B)empresas públicas.
C)municípios.
D)fundações públicas.
E)sociedades de economia mista.
Responder
Q249151 - FCC Analista Ministerial - Área Jurídica 2018
A celebração, pela Administração pública, de convênios que prevejam repasse de recursos
A)é instrumento exclusivo para entes da Administração pública direta e indireta, cabendo às pessoas jurídicas de direito privado a celebração de contratos.
B)depende da finalidade pública do emprego dos recursos, que podem se destinar à remuneração dos servidores e das atividades constantes do plano de trabalho.
C)depende da inclusão, como anexo do instrumento, de plano de trabalho detalhado sobre a finalidade do emprego dos recursos, documento prescindível nos convênios sem impacto financeiro.
D)é instrumento hábil a disciplinar atividades de interesse público convergentes, sem qualquer pretensão remuneratória, ressalvados repasses destinados a fazer frente aos custos inerentes ao desempenho das obrigações assumidas pelos convenentes.
E)exige a participação do ente federado cuja estrutura administrativa integram os convenentes, para que possa ser exercida a devida fiscalização.
Responder
Q249562 - FEPESE Advogado 2017
Sobre a Administração Pública Direta e Indireta, é correto afirmar:
A)As autarquias são pessoas jurídicas de direito privado, criadas por lei, destinadas a realizar atividades, obras ou serviços de forma descentralizada.
B)As empresas públicas e sociedades de economia mista podem gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.
C)O INSS é uma fundação vinculada ao Ministério da Previdência Social, com a finalidade de promover os direitos relacionados aos benefícios da previdência social.
D)Os serviços sociais autônomos e as organizações sociais Integram a estrutura da Administração Indireta.
E)As sociedades de economia mista estão sujeitas à fiscalização realizada pelos Tribunais de Contas.
Responder
Q249726 - UFPR Advogado 2018
Segundo Marçal Justen Filho, “os órgãos públicos estão integrados em pessoas jurídicas, cuja vontade produzem e exteriorizam”. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Uma pessoa jurídica da Administração Indireta cuja criação tenha se dado por autorização legislativa e que adote a modalidade de Sociedade Limitada poderá ser uma Sociedade de Economia Mista.
( ) Uma pessoa jurídica, criada por lei e que integre a Administração Indireta, será uma pessoa jurídica de direito público interno.
( ) Uma pessoa jurídica da Administração Indireta cuja criação tenha se dado por autorização legislativa e que adote a modalidade de Sociedade Anônima poderá ser uma Empresa Pública.
( ) Todas as autarquias serão pessoas jurídicas de direito público interno.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A)V – V – F – V.
B)F – V – V – F.
C)F – F – V – F.
D)V – F – F – V.
E)F – V – V – V.
Responder
Q249761 - Gestão Concurso Assessor Jurídico 2018
É correto afirmar que as pessoas jurídicas de direito privado estão corretamente indicadas em
A)as sociedades / as fundações / as organizações religiosas / as autarquias.
B)as associações / as sociedades / as fundações / as organizações religiosas.
C)os partidos políticos /as empresas individuais de responsabilidade limitada / as autarquias / as fundações.
D)as organizações religiosas / os partidos políticos / os Municípios / as empresas individuais de responsabilidade limitada.
Responder
Q250833 - IADES Analista Previdenciário 2018
Consiste na entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção e funcionamento custeado por recursos do poder público e de outras fontes.
O conceito apresentado refere-se
A)a autarquia.
B)à União.
C)a fundação.
D)a empresa pública.
E)a município.
Responder
Q250946 - FGV Auditor de Controle Interno 2018
Com relação à ajuda de custo dos servidores públicos do Município de Niterói, quando em viagem a serviço, assinale a opção que contempla duas afirmativas corretas e a segunda completa o sentido da primeira.
A)O servidor estatutário efetivo terá direito à ajuda de custo quando em deslocamento dentro do território nacional. / Essa ajuda de custo diz respeito às despesas com deslocamento e hospedagem.
B)No cálculo da ajuda de custo será considerado o período de efetivo afastamento a serviço. / Dessa forma, não será contabilizado o dia de saída da cidade de origem.
C)Se o servidor público viajar na condição de assessor, também terá direito à ajuda de custo. / Nessa hipótese, receberá a metade do que receber aquele a quem estiver assessorando.
D)A ajuda de custo para viagem poderá ser concedida ao servidor estatutário, ao comissionado e ao celetista da Administração Direta. / Essa verba tem natureza indenizatória e não integra os vencimentos ou salários do beneficiado.
E)Na hipótese de o deslocamento ocorrer para município contíguo, o servidor também fará jus à ajuda de custo / Nesse caso, o valor da verba será reduzido à metade.
Responder
Q250985 - FCC Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador 2018
As pessoas jurídicas que integram a Administração indireta, independentemente de sua natureza jurídica, submetem-se aos princípios que regem a Administração pública. No que se refere à relação com a Administração direta,
A)os entes que integram a Administração indireta possuem personalidade jurídica própria e são dotados de autogestão e autoadministração, não obstante possa haver dependência financeira.
B)os atos editados pelas pessoas jurídicas de direito público que integram a Administração indireta sujeitam-se à anulação ou revogação pela Administração Central, de ofício ou a pedido, como expressão do poder de tutela.
C)as empresas estatais submetidas ao regime jurídico de direito privado não se sujeitam ao poder de tutela da Administração central, sendo independentes administrativa, orçamentária e financeiramente.
D)as organizações sociais e as organizações da sociedade civil de interesse público, quando integrantes da Administração indireta, submetem-se ao poder de tutela da Administração central e, portanto, ao controle finalístico exercido pela mesma, possibilitando o desfazimento de atos que violem a legalidade.
E)as autarquias, como pessoas jurídicas de direito público, admitem a revisão de seus atos diretamente pela Administração central, desde que seja constatado vício de legalidade ou desvio de finalidade, como decorrência lógica do poder de tutela.
Responder
Q251335 - FCC Direito 2017
A Administração pública direta contrata seus servidores
A)por meio de concurso público, para ocupação de cargos e empregos públicos, a depender da política pública em vigor na época da contratação.
B)por meio de concurso público, submetendo-se os aprovados e nomeados à existência de recursos financeiros para pagamento.
C)para empregos públicos para as chamadas funções meio, e cargos públicos para funções de confiança e os demais casos.
D)pelo mesmo processo formal que os dispensa, com instauração de processo administrativo, célere e informal, diferindo-se os pagamentos iniciais para fase posterior à efetivação dos funcionários.
E)por meio de concurso público, para ocupação de cargos públicos efetivos, admitindo-se o livre provimento para ocupação de funções de confiança com as finalidades de chefia, direção e assessoramento.
Responder
Q252792 - AOCP Engenheiro de segurança do trabalho 2018
A respeito da administração pública direta e indireta, assinale a alternativa correta.
A)Administração Direta do Estado é o conjunto de pessoas administrativas que têm o objetivo de desempenhar as atividades administrativas de forma descentralizada.
B)Enquanto a Administração Direta é composta de pessoas jurídicas, também denominadas de entidades, a Administração Indireta se compõe de órgãos internos do Estado.
C)Administração Indireta é o conjunto de órgãos que integram as pessoas federativas, ao qual foi atribuída a competência para o exercício, de forma centralizada, das atividades administrativas do Estado. Em outras palavras, significa que “a Administração Pública é, ao mesmo tempo, a titular e a executora do serviço público”.
D)A Administração Indireta do Estado abrange todos os órgãos dos Poderes políticos das pessoas federativas cuja competência seja a de exercer a atividade administrativa, e isso porque, embora sejam estruturas autônomas, os Poderes se incluem nessas pessoas e estão imbuídos da necessidade de atuarem centralizadamente por meio de seus órgãos e agentes.
E)Na esfera federal, temos que a Administração Direta da União, no Poder Executivo, se compõe de órgãos de duas classes distintas: a Presidência da República e os Ministérios; Na esfera estadual, temos organização semelhante à federal, guardando com esta certo grau de simetria. Assim, teremos a Governadoria do Estado, os órgãos de assessoria ao Governador e as Secretarias Estaduais; e, na esfera municipal, é composta da Prefeitura, de eventuais órgãos de assessoria ao Prefeito e de Secretarias Municipais, com seus órgãos internos.
Responder