Disciplinas Direito Administrativo Abuso de Poder Questões de concursos sobre "Abuso de Poder" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Abuso de Poder que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q249245 - CESPE Analista de Controle Externo - Direito 2018
No exercício da sua função, o analista de controle externo
A)poderá, motivadamente, invocar a reserva administrativa do possível quando não puder fazer determinado empreendimento.
B)levará o ato administrativo à anulação caso o tenha realizado com abuso de poder.
C)terá de restituir diretamente o particular contra o qual tiver cometido ato caracterizado como abuso de poder.
D)tem a opção de utilizar ou dispensar o poder administrativo para agir.
E)poderá renunciar, em caso concreto, ao poder-dever de agir na hipótese de omissão específica.
Responder
Q249251 - CESPE Analista de Controle Externo - Direito 2018
Caso deixe de emitir ato obrigatório no prazo fixado em lei, o analista de controle externo
A)terá o prazo de até noventa dias para se manifestar.
B)deverá aguardar que seja proferida decisão judicial para que se manifeste.
C)cometerá abuso de poder pelo descumprimento do poder-dever de agir.
D)estará necessariamente declarando a aceitação tácita de eventual pedido formulado.
E)não incidirá em qualquer penalidade, porque o silêncio administrativo não produz efeitos jurídicos.
Responder
Q249542 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018
A União, por meio do ministério competente, decretou, aos estabelecimentos autorizados a vender medicamentos à população, a imediata redução, pelo prazo de 6 meses, prorrogável por igual período, em 50% dos preços de uma lista determinada de medicamentos de uso contínuo, em razão do término dos estoques públicos para fornecimento gratuito aos usuários. Essa decisão
A)está abrangida pelo poder de polícia da União, que pode limitar direitos individuais dos administrados, desde que motivado em interesse público primário ou secundário.
B)se insere nos poderes de intervenção da União no domínio econômico, caracterizando fomento ao setor de produção de medicamentos, medida que admite o sacrifício dos direitos individuais dos revendedores.
C)possibililta aos revendedores exigirem, diretamente dos fabricantes dos medicamentos listados, a devolução, no mesmo percentual, dos valores pagos quando da aquisição, como medida de isonomia.
D)possibilita aos estabelecimentos autorizados a vender os medicamentos cujos valores foram reduzidos, que pleiteiem, perante a União, indenização pelos prejuízos sofridos se demonstrado que os danos sofridos foram excessivos e anormais.
E)enseja responsabilidade objetiva da União perante os vendedores de medicamentos, desde que estes consigam demonstrar a ilicitude da atuação dos agentes públicos responsáveis pela redução de preços.
Responder
Q250888 - VUNESP Delegado de Polícia 2018
Suponha que o chefe de uma determinada Seção Administrativa, agindo dentro de sua competência legal, opte por nomear determinado servidor em função de confiança, sob a justificativa de que tal servidor possui as características pessoais ideais para o desempenho da função. Imagine, porém, que, após algumas semanas da nomeação, venha a público a informação de que a nomeação se deu com a principal finalidade de redistribuir a outro servidor processo administrativo cuja responsabilidade incumbia à época da nomeação ao servidor contemplado com a função de confiança. A respeito dessa situação hipotética, é correto afirmar que se trata de caso de
A)excesso de poder, o qual se verifica quando o agente público exorbita as suas competências, agindo de forma ilegal.
B)desvio de dever funcional, o qual se verifica quando o agente público deixa de praticar ato de ofício, ou o retarda, com a finalidade exclusiva de gerar vantagem a terceiro.
C)abuso de poder, o qual se verifica quando o agente público age de forma arbitrária, assumindo atribuições impróprias para as suas funções.
D)desvio de finalidade, o qual se verifica quando o agente público, embora dentro de sua competência, afasta-se da finalidade prevista na lei para a prática do ato.
E)exercício regular de direito, o qual independe de motivação para a sua validade, não podendo ser anulado.
Responder
Q252903 - INSTITUTO AOCP Analista Judiciário - Engenharia Civil 2018
Sobre os poderes e deveres dos administradores públicos, assinale a alternativa correta.
A)Excesso de poder é a modalidade de abuso em que o agente busca alcançar fim diverso daquele que a lei lhe permitiu.
B)Os ilícitos administrativos admitem os tipos abertos, isto é, se afastam do sistema da rígida tipicidade que vigora no Direito Penal.
C)
O Presidente da República deve prestar, anualmente, ao Congresso nacional, as contas referentes ao exercício anterior, no prazo de 90 (noventa) dias da abertura da sessão legislativa.
D)No que concerne ao controle dos atos de regulamentação, compete privativamente ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa.
E)Na perspectiva de que os atos podem ser originários ou derivados, o poder regulamentar típico é de natureza originária, uma vez que emana diretamente da Constituição.
Responder
Q254446 - CONSULPLAN Consultor Legislativo 2018
Considerando os conceitos de abuso de poder, excesso de poder e desvio de poder, assinale a afirmativa em que a hipótese apresentada está corretamente identificada com a espécie de uso indevido do poder.
A)Excesso de poder – “o servidor deixa, propositadamente, de praticar um ato de sua competência, estando presente o dever de agir”.
B)Desvio de poder – “remoção de um servidor, para outro setor, como medida disciplinar pela prática de infração administrativa”.
C)Desvio de poder – “a demissão de um servidor improbo, realizada por sua chefia imediata, sendo tal competência da autoridade máxima”.
D)Excesso de poder – “qualquer forma de abuso de poder ou desvio de poder perpetrada por agente público no exercício de suas funções”.
Responder
Q255588 - CS-UFG Administrador 2017
Nos poderes da Administração Pública há abuso de poder quando
A)as condutas comissivas decorrem de ato administrativo praticado fora dos limites legalmente postos ou as condutas omissivas advêm de situações nas quais o agente público deixa de exercer uma atividade imposta a ele por lei.
B)a autoridade pública pratica o desvio de poder, entendido como a atuação do agente fora dos limites da competência prevista em lei.
C)o comportamento possível é tomado pelo gestor público diante de casos concretos, sem nenhuma liberdade para juízo de conveniência e oportunidade.
D)o administrador identifica determinadas situações que a legislação confere margem de opção e opta pela solução mais adequada ao interesse público.
Responder
Q256296 - FAPEMS Delegado de Polícia 2017
Quanto aos poderes da Administração Pública, assinale a alternativa correta.
A)O Poder Hierárquico é pressuposto do Poder Disciplinar.
B)O Poder Hierárquico pode ser exercido pela regulamentação de prática de ato em razão de interesse público concernente à segurança.
C)O Poder Disciplinar pode ser exercido por meio do disciplinamento de liberdade.
D)O Poder de Polícia pode ser exercido por meio da expedição de decretos autônomos.
E)A possibilidade de delegar e avocar atribuições decorre do Poder Disciplinar.
Responder
Q257082 - AOCP Agente Administrativo 2018
No tocante aos poderes administrativos e ao uso e abuso de poder, assinale a alternativa correta.
A)O desvio de poder ocorre quando o agente público atua fora dos limites de sua competência.
B)Cabe ao Poder Judiciário, no uso de sua função típica, analisar os atos administrativos da autoridade pública no que tange aos aspectos da legalidade e do mérito administrativo.
C)Compete privativamente ao Presidente da República dispor, mediante decreto, sobre a organização e o funcionamento da administração federal, ainda quando implique em aumento de despesa.
D)Discricionariedade, autoexecutoriedade, coercibilidade e competência são atributos do poder de polícia.
E)Compete exclusivamente ao Congresso Nacional, dentre outras hipóteses, sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar.
Responder
Q259448 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2017
Dentre as alternativas abaixo sobre desvio de poder, indique a INCORRETA :
A)O desvio de poder é vício de intenção, que deriva dos propósitos subalternos que animam o agente ou das circunstâncias de não realização da finalidade preordenada pela lei.
B)O desvio de poder é vício objetivo que se refere ao descompasso entre a finalidade a que o ato serviu e a finalidade legal que por meio dele poderia ser servida.
C)O desvio de poder é vício por omissão nas hipóteses em que a abstenção do ato é contrária ao que deveria ser feito, afinal “não agir é também agir”.
D)O desvio de poder desnatura a finalidade da competência no exercício de atos impróprios à providência adotada.
Responder