Os documentos de uma empresa estavam armazenados em caixas-arquivos, sem nenhuma identificação. Quais as primeiras ações que se deve tomar, para começar a organizar o arquivo?
O diagnóstico da situação arquivística do tipo minimalista tem como objetivo
Q6909 - BIO-RIO Profissional de Nível Superior - Arquivologia 2013
A Arquivologia, no Brasil, considera a descrição arquivística uma tarefa típica dos arquivos permanentes, pois seu objeto de trabalho é constituído de elementos ligados às informações que interessam aos pesquisadores. Um instrumento de pesquisa elaborado na fase permanente é:
Q6911 - BIO-RIO Profissional de Nível Superior - Arquivologia 2013
Um dos principais problemas arquivísticos nas organizações é o grande volume documental e a falta de espaço para a guarda. As operações que permitem determinar os prazos de guarda dos documentos e sua destinação final são:
Q7367 - FGV Tecnologista em Saúde - Arquivologia 2010
Para a elaboração de uma Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos há que se desenvolver as seguintes atividades: I. diagnóstico e levantamento da produção dos arquivos II. código de classificação de documentos III. levantamento de prazos de guarda IV. proposta de destinação V. identificação dos fundos Assinale:
Qualquer proposta de intervenção nos arquivos governamentais supõe a realização de um diagnóstico. Embora não haja modelos formalmente instituídos para cumprir essa tarefa, seu ponto de partida é o levantamento de informações sobre
A Comissão Especial de Preservação do Acervo Documental – CEPAD foi criada pela Portaria 1.009, de 29 de outubro de 1985. A CEPAD integrava os grupos de trabalhos da Reforma Administrativa Federal e tinha como finalidade:
O procedimento arquivístico que deve preceder à organização de arquivos para que ela seja considerada pertencente à metodologia científica de tratamento dos arquivos é a elaboração de
Ao ser chamado para fazer o diagnóstico da situação arquivística de uma entidade, o profissional da área não pode realizá-lo de imediato, tendo antes que obter informações concernentes aos documentos. Os procedimentos preliminares ao diagnóstico consistem em