No Diagnóstico dos arquivos da Justiça do Trabalho (Brasília, 2009), levado a efeito pelo Grupo de Trabalho de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, foram recomendadas, entre outras, as seguintes providências: I. Estruturar unidade organizacional, diretamente subordinada à Direção do Tribunal, com competência para a gestão de documentos administrativos e judiciais nas fases de guarda intermediária e permanente, em conformidade com a legislação brasileira e com os princípios da Arquivologia. II. Tornar obrigatório que parte da dotação orçamentária anual dos Tribunais seja direcionada para ações de gestão documental e de processamento técnico do arquivo permanente, conforme planejamento estratégico, através de rubrica própria. III. Solicitar estudos de viabilidade da centralização dos arquivos intermediários das unidades administrativas e judiciárias, incluindo as Varas localizadas na sede e fora da sede, bem como da implantação de arquivos setoriais de acordo com macrorregiões, estipulando-se cronograma para retirada e entrega dos documentos arquivados. Está correto o que se afirma em
No âmbito de uma instituição arquivística, o histórico do órgão produtor, o levantamento de suas atividades, a análise da situação do acervo (dimensões, organização, estado de conservação) e dos recursos materiais e humanos disponíveis configuram o chamado
O instrumento de gestão capaz de oferecer, no âmbito de uma instituição, dados sobre estrutura, funcionamento, quantidade e estado físico dos documentos é
Uma equipe de arquivistas faz uma incursão em um centro de pesquisa, com o objetivo de quantificar os acervos, visando à futura organização. Em uma sala no subsolo, com temperatura acima de 30 ºC, encontra uma série de documentos em variados suportes, medindo dois metros de comprimento, dois metros de largura e um metro de altura. A equipe deve tomar providências quanto à conservação dos documentos que possuam qual metragem linear?
A descrição e análise das atividades, funções e competências da instituição, bem como da situação dos documentos nela acumulados (quantidade, datas-limite, condições de conservação, instrumentos de acesso disponíveis, frequência de uso) e das condições de infraestrutura de que dispõe (edifício, mobiliário, equipamentos, recursos humanos e financeiros), integram o chamado
Q8312 - FCC Analista de Documentação - Arquivologia 2007
Na implantação de um sistema estadual de arquivos, o diagnóstico da situação das unidades produtoras de documentos é o instrumento que
O diagnóstico arquivístico deve contemplar o levantamento administrativo da organização, sendo imprescindível, para a atividade de classificação dos documentos, o conhecimento