Q4657 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017
Segundo o Gespública (2011), a gestão de processos é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e
implementar processos de negócios, dentro e entre organizações. O modelo preconizado pela Society for Design and Process
Science – SDPS, considera, como etapas do ciclo do processo:
Q4658 - FCC Analista Judiciário - Administrativa 2016
Existem diferentes classificações preconizadas por instituições e publicações especializadas no que diz respeito ao grau de
maturidade no gerenciamento de processos verificado em uma organização. Nessa linha, costumam ser apontados diferentes
níveis de maturidade, refletindo o estágio em que se encontra a organização e objetivando a evolução de acordo com a
aplicação das melhores práticas de gestão de processos. Uma dessas classificações é apresentada pela SDPS – Society for
Design and Process Science, de acordo com a qual, o Nível 1 de maturidade corresponde aos denominados processos
Q4659 - CESPE Analista de Controle - Administração 2016
Assinale a opção correta, a respeito do ciclo de vida de um
processo, de acordo com o BPM CBOK (corpo comum de
conhecimentos em gerenciamento de processos de negócio) e a
literatura pertinente.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabeleceu um Manual de Orientação para a Gestão do Desempenho como um instrumento de gestão capaz de gerar melhoria contínua de resultados dos servidores e equipes de trabalho. Esse manual especifica 4 níveis no processo de desmembramento de metas, conforme a sistemática para avaliação de desempenho.
Dentre esses níveis de desmembramento, NÃO estão previstos:
O grau de maturidade dos processos de uma organização pode ser descrito a partir de determinados modelos conceituais. Um
deles é a visão do BPM CBOK, que indica como nível mais avançado de maturidade dos processos o
Os processos podem ser definidos como um conjunto de atividades inter-relacionadas que, executadas numa sequência determinada, conduzem a um resultado esperado, transformando insumos (entradas) em bens ou serviços (saídas), assegure o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes e outras partes interessadas (definição da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade). Os processos podem ser vistos em diferentes níveis, entre os quais se insere:
Q4695 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa - Administração 2014
Determinada instituição pública vem enfrentando dificuldades na gestão, gerando desperdício e insatisfação aos seus clientes. Decidiu, então, adotar a Gestão por Processos que
Q4705 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2013
A Gestão por Processos otimiza os resultados das organizações públicas, uma vez que desmistifica a burocracia enraizada, melhorando os processos de atendimento e aumentando a eficácia. A gestão por processo exige das organizações
Q4709 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2013
Segundo a visão da SDPS - Society for Design and Process Science, mencionada no Guia de Gestão de Processos no Governo (GESPÚBLICA 2011), a maturidade dos processos acompanha o grau de conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, contemplando em seu nível