A curva ABC é um método de classificação estatística, baseado no princípio de Pareto, comumente utilizado para a
administração de materiais. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em
relação à lucratividade proporcionada. Relativamente a tal metodologia, considere:
I. No que diz respeito à análise de clientes, é utilizada para segmentá-los por grau de dependência ou de risco, sendo os
inseridos na Classe C os mais relevantes.
II. Para a administração de estoques, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de
aquisição de itens essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor.
III. No caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no
estoque; proporção sobre o faturamento no período e margem de lucro obtida.
Está correto o que se afirma APENAS em
Com relação às ferramentas da qualidade, assinale V para
verdadeiro e F para falso.
( ) A matriz GUT é um instrumento complementar às
ferramentas da qualidade e é útil na fase Planejar do ciclo
PDCA.
( ) O diagrama de Ishikawa ou espinha de peixe permite isolar
um efeito da má qualidade e agir corretivamente sobre ele.
( ) O diagrama de Pareto baseia-se no princípio de que as causas
dos problemas são, na sua maioria, triviais.
As afirmativas acima são, respectivamente,
Q3400 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Administrador 2016
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) possui 5935
itens em estoque, com as seguintes características: Ao adotar a curva de Pareto, o gestor de materiais estabeleceu
a seguinte política de classificação e gerenciamento de
materiais:
Q3411 - INSTITUTO AOCP Analista Administrativo - Administração (HU-UFJF) 2015
Assinale a alternativa que apresenta a função
do diagrama de Pareto como instrumento
para a gestão da qualidade.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e garantir a qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as responsabilidades estabelecidas. Assim, foram criadas as Ferramentas da Qualidade para ajudar nos processos, serviços e controle das tomadas de decisões. Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta de qualidade que tem o objetivo de compreender a relação ação/ benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado; é composta por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas, baseando-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas ou que poucas causas são vitais, a maioria é trivial.
Soluções emergentes: melhoria contínua; qualidade
total; reengenharia, benchmarking; equipes de alto
desempenho; gestão de projetos.
“A desordem, a instabilidade e o acaso no campo
científico constituem a norma, a regra, a lei.”
No contexto das novas abordagens da
administração, essa assertiva está relacionada à:
Q3425 - FCC Analista de Controle Externo - Administrativa 2014
Uma determinada empresa que presta serviços em telefonia móvel numa grande cidade, recebeu significativo número de reclamações de clientes por falta de sinal para fazer e receber ligações. A partir da origem das reclamações, identificou-se que 80% do problema de sinal estava relacionado a 20% dos clientes que residiam ou tentaram utilizar o serviço na zona sul da metrópole. Ao analisar o mapa da rede e as antenas disponíveis, verificou-se que estes clientes da zona sul estavam muito afastados das antenas disponíveis, e esta configuração de antenas deverá ser ampliada para melhorar a qualidade do sinal nessa zona. Assim, a técnica utilizada para mensurar os percentuais acima apresentados foi:
Uma Companhia de Abastecimento e Saneamento realiza
mensalmente o controle da qualidade da água em suas
unidades gerenciais, analisando parâmetros físico-químicos
e bacteriológicos. Considere que a Companhia após
colecionar uma quantidade de dados (vários meses),
descubra que a distribuição dos dados é normal e resolva
calcular a sua média e o seu desvio padrão. Suponha ainda
que o setor de qualidade da Companhia utilize esses
estimadores para construir um gráfico e, a partir disso,
comece a posicionar cada nova medida nesse gráfico para
avaliar o posicionamento dessa nova medida nesta
distribuição, considerando o tempo.
Assinale a alternativa que representa um instrumento da
qualidade que em sua construção segue a situação apresentada
acima.
As ferramentas básicas da qualidade podem ser aplicadas
em muitas situações de mercado com objetivos específicos.
Uma dessas ferramentas, quando usada adequadamente,
permite identificar e visualizar as causas (ou problemas)
mais importantes, possibilitando a concentração de esforços
sobre elas. Tal ferramenta é denominada:
Dentre as novas abordagens das teorias organizacionais, pode-se identificar a Teoria do Caos. Sobre essa teoria, indique a alternativa que contém a afirmação mais pertinente.