EXPOSIÇÃO MIDIÁTICA DO STF Sérgio C. Buarque. Revista Será? www.revistasera.info. O trecho em que autor do texto se vale de uma locução verbal para reforçar a relevância de seu argumento é:
“O julgamento do processo do chamado mensalão constitui o maior evento midiático do sistema judiciário brasileiro, sendo acompanhado em tempo real por milhões de brasileiros através dos diferentes meios de comunicação.” (linhas 01 a 03).
“Quando o ministro relator do STF, Joaquim Barbosa, está lendo seu voto, sabe da responsabilidade da repercussão das suas palavras e da sua decisão, diante da atenção vigilante de milhões de brasileiros, diretamente ou através da imprensa;” (linhas 12 a 14).
“Esta responsabilidade deve dominar o pensamento e os movimentos dos ministros do STF.” (linhas 16 e 17).
“Tese estranha para quem se apresenta como democrata e transparente, principalmente porque evidencia uma percepção não declarada dos petistas de que a opinião pública está convencida dos crimes cometidos pelos dirigentes do PT e, por isso, pede a sua condenação.” (linhas 24 a 27)
“Os ministros do STF são nomeados pelo presidente da República e aprovados pelo Senado para o exercício do controle jurídico do Estado; na sua composição atual, sete dos dez juízes que compõem a Suprema Corte, incluindo o relator do processo Joaquim Barbosa, foram indicados e nomeados pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva ou pela Presidente Dilma Rousseff.” (linhas 52 a 55).