Q33112 - PUC-PR Sociólogo 2012
Raymond Williams, um dos fundadores do que hoje se compreende como o paradigma dos Estudos Culturais, também trouxe contribuição inestimável à sociologia da cultura. Uma das suas mais marcantes afirmações foi a de considerar a cultura “experiência ordinária”. (CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams . São Paulo: Paz e Terra, 2001.) Identifique entre as alternativas abaixo aquela que apresenta a síntese adequada da expressão de Williams:
A)O objetivo do autor era apresentar a cultura como um domínio de forma alguma separado da esfera da vida cotidiana e da experiência corriqueira, uma forma de atividade humana envolvida na produção de significados e valores e que estrutura instituições, relações e também as artes.
B)Para Williams, como para os demais sociólogos marxistas, a cultura não pode ser vista como o elemento definidor dos significados, aptidões e relações sociais, pois estes devem sua lógica à explicação estrutural, do mundo do trabalho e das relações de produção capitalistas.
C)A intenção do autor com essa expressão é chamar a atenção para a perda da experiência cultural moderna com o advento da indústria cultural, restando legitimidade e integridade quanto ao termo “cultura” apenas aos grupos subjugados, populares e folclóricos.
D)Williams, com essa expressão propõe-se a identificar uma nova forma de mercantilização da cultura, não mais baseada na indústria cultural enquanto sistema, mas sim na comercialização de produtos de baixa qualidade para a classe emergente, exclusivamente.
E)Ao relacionar a noção de cultura e experiência, Williams volta-se contra toda e qualquer análise de orientação marxista, rompendo definitivamente com a relação entre base e superestrutura, próprias dos argumentos dessa linha sociológica.
Responder