O controle organizacional é uma função gerencial componente do processo administrativo. Nestes termos, é correto afirmar que:
o controle é uma função que não tem relacionamento com as demais funções administrativas, por sua finalidade de consolidação de um modelo gerencial eficiente.
enquanto função administrativa, e na perspectiva sistêmica, o controle é uma função de ajustamento que gera retroalimentação para o sistema administrativo.
na perspectiva burocrática, o controle não tem enquadramento enquanto função administrativa, tendo em vista que o modelo ideal dispensa a necessidade de controle, tendo em vista que a organização cumprirá as regras e regulamentos de forma ideal.
na perspectiva das relações humanas, o controle é uma função que, em respeito às pessoas, não tem aplicação no gerenciamento do capital humano, inclusive porque as pessoas, por princípio, não necessitam de controle em suas atividades.
na perspectiva da abordagem de responsabilidade social, o controle deixa de ser uma função administrativa e se torna uma ferramenta de ética, pois assegura condições ideais para o comportamento moralmente regrado.