Sobre os sistemas de drenagem superficial é correto afirmar que:
escadas d'água são canais abertos ou fechados, construídos em forma de degraus, visando a coletar as águas superficiais captadas pelas canaletas de concreto. Sua principal vantagem sobre as canaletas e tubos de concreto é a de conduzir adequadamente um grande volume de água em taludes íngremes, sem apresentar problemas de erosão no concreto e sem a necessidade de caixas de dissipação intermediárias.
trincheiras drenantes são utilizadas para interceptar, coletar e escoar águas superficiais, impedindo a saturação da base dos aterros ou dos taludes de corte. Deve-se construir, na saída d'água da trincheira drenante, uma escada d'água para impedir a colmatação do sistema drenante.
caixas de transição são caixas construídas nas canaletas, escadas d'água e tubos de concreto, com a finalidade de diminuir e controlar a velocidade de escoamento das águas superficiais, mitigando problemas de erosão no solo no local de lançamento das águas.
barbacãs são tubos longos e horizontais instalados em encostas ou taludes para o rebaixamento do nível do lençol freático e evitar a erosão superficial provocada pelo escoamento superficial.
valas revestidas são canais fechados no terreno e revestidos, em geral, por concreto. Recomenda-se o uso de valas revestidas, como ramificações primárias em um sistema de drenagem central, pois são adequadas a grandes vazões.