Questões de concursos sobre "Drenagem" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Drenagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q242973 - UFSM Engenheiro Agrícola 2017

A drenagem consiste na remoção do excesso de água e sais do solo, com finalidade de criar condições de boa aeração e controle de salinidade que favoreçam o crescimento e o desenvolvimento das culturas.


Sobre essa prática, considere as afirmativas a seguir.


I → Dentre as características do solo importantes para um projeto de drenagem, destacam-se a condutividade hidráulica e a porosidade drenável. A condutividade hidráulica pode ser determinada através de métodos de laboratório e de campo. No laboratório são utilizados permeâmetros de carga variável, chamados de permeâmetro Guelph. A porosidade drenável pode ser estimada a partir da microporosidade do solo (%) e do teor volumétrico de água no solo à tensão de 6 KPa (%).

II → Os valores de coeficiente de escoamento superficial estão relacionados com a cobertura vegetal, com a declividade do terreno e com o tipo de solo (textura). Para uma mesma situação de cobertura vegetal e de declividade do terreno, o coeficiente de escoamento superficial é maior para solos argilosos em comparação com solos francos e solos arenosos, nessa ordem.

III → Na drenagem subterrânea, para o estabelecimento do espaçamento entre os drenos, que no geral varia entre 1,0 e 3,0 m, deve-se considerar a profundidade da camada impermeável, a profundidade do sistema radicular da cultura e a cota do ponto de descarga da área a ser drenada.


Está(ão) correta(s)

Ver Comentários

Q243191 - IBFC Engenheiro agrônomo 2016

Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. Para cada seção de um rio existirá uma bacia hidrográfica. II. As principais características da bacia hidrográfica são a área de drenagem e o comprimento do rio principal. III. De modo geral, os rios possuem um trecho superior, em que a declividade não é muito grande, seguido por um trecho médio de grande declividade e no seu trecho inferior a declividade é pequena onde o rio tende a meandrar. Estão corretas as afirmativas:
Ver Comentários

Q243230 - FUNCAB Analista 2012

O espaçamento e a profundidade dos drenos são os principais parâmetros considerados em um sistema de drenagem, sendo a relação entre eles dependente de características do solo, da planta, do regime de escoamento e de critérios de drenagem a ser estabelecidos pelo projeto. O regime de escoamento de água para os drenos pode ser permanente ou variável. 
No Brasil, a teoria de regime variável é mais aplicável em razão da ocorrência, de maneira geral, de:
Ver Comentários

Q243406 - IADES Engenheiro agrônomo 2014

Sob o ponto de vista agrícola, a implantação de um projeto de drenagem completo e eficiente, conforme a necessidade, envolve custos elevados de que nem sempre o agricultor dispõe. Sendo assim, é possível utilizar práticas culturais que diminuem o efeito prejudicial de uma drenagem deficiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa que descreve uma dessas práticas.
Ver Comentários

Q243422 - IADES Técnico Ambiental - Engenharia Agronômica 2013

Bacia  hidrográfica é uma área onde ocorre a drenagem da água das chuvas para um determinado curso de água (geralmente rio). Com o terreno em declive, a água de diversas fontes (rios, ribeirões, córregos, etc.) deságua em um determinado rio, formando, assim, uma bacia hidrográfica. Dentro do Distrito Federal, existe uma importante reserva hidrológica (Águas Emendadas), berço para duas importantes bacias hidrográficas, preservadas, consideradas uma reserva da biosfera do Cerrado criado pela UNESCO. 

Disponível em: < www.suapesquisa.com/geografia/bacias_ hidrograficas.htm> (com adaptações).

Que bacias fazem parte da reserva hidrográfica de Águas Emendadas?
Ver Comentários

Q244115 - UFF Técnico em Agropecuária 2009

A salinidade é um perigo constante para a agricultura irrigada. Se houvesse a possibilidade de um fluxo contínuo de lixiviação, não haveria problema de salinização. Por isto, para se evitar a salinização dos solos, deve-se prever um sistema de:
Ver Comentários

Q244138 - SELECON Engenharia Ambiental 2018

Num condomínio empresarial, as águas pluviais, bem como a drenagem das vias, são conduzidas através de canaletas e dutos, após passarem por caixas de areia, até uma caixa subterrânea em concreto devidamente estanque, com dimensões de 10 m x 12 m x 6 m (altura), ou seja, 720 m3 de volume, para o armazenamento da água destinada a limpeza das vias, rega de plantas e outros fins que não necessitem de água potável.


No último verão, observou-se, durante uma chuva torrencial, que o nível da água no referido reservatório elevou-se em 10 cm durante o período de uma hora. Nesse caso, a vazão de enchimento foi de:

Ver Comentários

Q244209 - CEPS-UFPA Engenheiro Sanitarista 2018

De acordo com o Art. 2º da Lei 11.445/2007 (Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; altera as Leis nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei nº 6.528, de 11 de maio de 1978; e dá outras providências), os serviços públicos de saneamento básico serão prestados com base em princípios fundamentais. Quanto a esses princípios, considere os itens seguintes. 
I Universalização do acesso. II Integralidade, compreendida como o conjunto de todas as atividades e componentes de cada um dos diversos serviços de saneamento básico, propiciando à população o acesso na conformidade de suas necessidades e maximizando a eficácia das ações e resultados. III Abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de formas adequadas à saúde pública e à degradação do meio ambiente. IV Disponibilidade, em todas as áreas urbanas, de serviços de drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes, adequados à saúde pública e à segurança da vida e do patrimônio público e privado.
Estão corretos os itens
Ver Comentários

Q244223 - CEPS-UFPA Engenheiro Sanitarista 2018

Os componentes de um sistema de drenagem de águas pluviais são:
Ver Comentários

Q244225 - CEPS-UFPA Engenheiro Sanitarista 2018

As áreas ribeirinhas, inundadas pelo curso d’água durante os períodos de cheia, têm sido ocupadas pela população durante a estiagem. Os prejuízos resultantes são evidentes. Para alterar esta tendência é necessário adotar princípios de controle de enchentes que considerem determinados requisitos. Quanto a esses requisitos, analise os itens seguintes. 
I O aumento de vazão devido à urbanização deve ser transferido para jusante. II As medidas de controle devem ser preferencialmente estruturais. III O horizonte de avaliação deve contemplar futuras ocupações urbanas. IV As áreas ribeirinhas somente poderão ser ocupadas dentro de um zoneamento que contemple as condições de enchentes.
Estão corretos os itens
Ver Comentários