A respeito do uso de extintores de incêndio de água é correto afirmar:
O vapor, no método de abafamento, é gerado em pequenas nuvens e de forma intermitente, necessária para enviar ondas de neblina que, deslocando o fogo lateralmente, impulsionam-no para locais e materiais mais frios, que, em conjunto com o oxigênio do ar, poderão promover a extinção do fogo.
O método de resfriamento deve ser usado em incêndios que envolvam líquidos em chamas, já que espalha o calor, interagindo com o ambiente, causando a extinção, mesmo que parcial, do incêndio.
O processo de diluição e emulsionamento para fogo em materiais inflamáveis solúveis em água é método perfeitamente utilizável na extinção desse tipo de fogo, embora pouco empregado.
Os incêndios em equipamentos elétricos energizados, ou seja, incêndios de Classe B, assim como aqueles que envolvam gases de petróleo, devem ser combatidos com jatos plenos.
A água é apropriada para incêndios em materiais da Classe D, ou que envolvam hidratos de metais, pois ela se combina com o liberado na reação química de combustão, decompondo o oxigênio e promovendo a extinção do incêndio