Para o projeto da sinalização de segurança contra incêndio e pânico utilizada em edificações, a sinalização de alerta deve ser instalada em local visível e a uma altura mínima de 1,80 m, medida do piso acabado à base da sinalização, próxima ao risco isolado ou distribuída ao longo da área de risco generalizado. Neste último caso, cada sinalização deve estar distanciada uma da outra de, no máximo,
A Norma NBR 12693/2010 se aplica a riscos isolados em relação a incêndio em edificações que necessitem de sistema de proteção por extintores portáteis e/ou sobre rodas, para a salvaguarda de pessoas e bens materiais. Em relação a aspectos dessa norma, escolha a alternativa correta.
A Norma NBR 13714/2003 fixa as condições mínimas exigíveis para dimensionamento, instalação, manutenção, aceitação e manuseio, bem como as características dos componentes de sistemas de combate a incêndio por hidrantes e mangotinhos para uso exclusivo de combate a incêndio em edificações com área construídas superior a 750 m2 e/ou altura superior a 12 m, requisitos fundamentais para o projetista, assim como para a Fiscalização de obras. A partir das premissas estabelecidas nessa Norma, escolha a alternativa correta.
Q245456 - FGV Analista de Saneamento - Engenheiro Eletrotécnico 2018
Em uma edificação, que ocupa uma área quadrada de 100 m2 no terreno, existe um para raio do tipo Franklin com ângulo de proteção de 45o . Para que esse para raio proteja a edificação, a altura do captor, em metros, em relação ao topo do prédio, deve ser de
A brigada de incêndio é composta por um grupo organizado de pessoas preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida na planta da empresa. A composição da brigada de incêndio de cada pavimento, compartimento ou setor é determinada de acordo com a população fixa, o grau de risco e os grupos/divisões de ocupação da planta. Entre as atribuições da brigada de incêndio, nas ações de prevenção, NÃO está
Com relação a prevenção e combate a incêndios em edificações, julgue os itens a seguir.
I As normas brasileiras proíbem a utilização simultânea de reservatórios para acúmulo de água destinada ao consumo normal da edificação e à reserva de incêndio.
II O volume de água da reserva de incêndio deve ser previsto de modo que permita cobrir a duração do primeiro combate ao fogo por, no mínimo, três horas.
III O reservatório deve ser dotado de dispositivos que possibilitem sua limpeza sem interrupção total do suprimento de água do sistema, ou seja, mantendo-se pelo menos 50% da reserva de incêndio.
IV Dispositivo de recalque é aquele para uso do corpo de bombeiros, que permite o recalque de água para o sistema.
A NBR 9077/2001 (Saída de Emergência em Edifícios) fixa condições exigíveis que a edificação deve possuir para permitir que, em caso de incêndio, a população ocupante possa abandoná-la com a sua integridade física protegida, bem como o acesso do auxílio externo seja facilitado. Com base nesta norma reguladora, assinale a afirmativa correta.
De acordo com a NBR 12.693/2010 (Sistema de Proteção por Extintor de Incêndio) o fogo pode ser classificado em CLASSE A, CLASSE B e CLASSE C, e as edificações podem ser classificadas em RISCO BAIXO, RISCO MÉDIO E RISCO ALTO. De acordo com a norma citada, assinale a alternativa correta que descreve a CLASSE A e o RISCO BAIXO, respectivamente.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) possui o COSCIP, que fixa os requisitos exigíveis nas edificações e no exercício de atividades, estabelecendo normas de Segurança contra Incêndio e Pânico. Sobre o COSCIP – Capítulo XIX, Do Escape, assinale a afirmativa correta.