No dimensionamento estrutural de pavimentos flexíveis, é correto afirmar:
O emprego da mesma estrutura de pavimento para a pista de rolamento e para os acostamentos tem efeitos maléficos no comportamento da estrutura de pavimento da pista de rolamento, dificultando a drenagem e o procedimento construtivo.
Para o revestimento de concreto asfáltico sobre base de solo-cimento, recomenda-se a execução de tratamento superficial simples ou duplo entre a base e o revestimento asfáltico, como ponte de aderência e camada de antirreflexão de trincas.
Para a escolha da camada de revestimento dos acostamentos pode-se considerar o tráfego nos acostamentos como sendo da ordem de até 2,5% do tráfego na pista de rolamento.
Para rodovias de tráfego pesado com número “N” de equivalentes de operações de eixo simples padrão de rodas simples de 80 kN inferior ou igual a 5 x107 , recomenda-se considerar o tráfego nos acostamentos da ordem de até 5% do tráfego da pista de rolamento para a escolha da camada de revestimento dos acostamentos
Recomenda-se o emprego de dreno de pavimento em todos os pontos baixos, com exceção das passagens de corte para aterro e vice-versa, pois em tais pontos a drenagem ocorre naturalmente em virtude das condições topográficas.