Questões de concursos sobre "Pavimentação" | Engenharia Civil - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pavimentação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q244552 - MetroCapital Soluções Engenheiro civil 2018

No que se refere ao asfalto diluído de cura média, pode-se afirmar que ele é resultante do(a):
Ver Comentários

Q244614 - FGV Engenheiro civil 2014

Uma obra de pavimentação precisa de 4.800 m3 de aterro. Após a caracterização do material da jazida, verificou-se que o empolamento era de 0,80 e o grau de compactabilidade de 0,75.


Sabendo-se que serão utilizados 20 caminhões basculantes de 10,00 m3 para transportar todo volume solto, serão necessárias:

Ver Comentários

Q244984 - UFLA Engenheiro civil 2016

Ao especificar uma pavimentação para um estacionamento, o engenheiro optou, para o local, por peças de concreto pré-moldadas, conforme a norma brasileira referente a peças de concreto para pavimentação. Para que as condições de aceitabilidade do material sejam as recomendadas por essa norma, na inspeção visual dos lotes, as peças defeituosas não podem ultrapassar, em cada lote, a cota de:
Ver Comentários

Q245227 - FUNDATEC Engenheiro 2015

Em referência à manutenção de pavimentos, qual alternativa tem a definição correta para: ”efeito que ocorre quando o asfalto dilata e não havendo espaço para ele ocupar, seja pelo baixo volume de vazios ou pelo excesso de ligante, cria-se uma superfície brilhosa, geralmente na trilha das rodas”?
Ver Comentários

Q245418 - CCV-UFC Engenheiro civil 2017

Ao comparar os Pavimentos Rígidos e Flexíveis conclui-se que os dois tipos de pavimentos são viáveis para a implantação nas estradas brasileiras, sendo o Pavimento Rígido o mais propício a estradas com maior intensidade de carga, porém, isso não é uma regra única para a pavimentação, visto que, os pavimentos são escolhidos, não só pelo aspecto econômico, mas, pelas características e a cultura do local, sobretudo, pelos diferentes tipos de solo e situações climáticas. De acordo com o tipo de pavimento e sua característica correspondente, escolha a alternativa correta.
Ver Comentários

Q245604 - FCC Engenheiro civil 2017

Para o dimensionamento do pavimento flexível de um trecho de uma Rodovia Estadual, considere os dados e as informações técnicas abaixo: 
− A espessura individual mínima da camada granular (base ou sub-base) não pode ser, por especificação, inferior a 22 cm. − Número “N” de operações do eixo tomado como padrão igual a 8,2 toneladas N = 2 x 107 . − Espessura do revestimento (R) = 10 cm. − Coeficientes estruturais para os respectivos componentes do pavimento, revestimento, base e sub-base, respectivamente: KR = 2; KB = 1; KSb = 1.
Considerando os materiais disponíveis na região, o pavimento deste trecho da rodovia foi especificado segundo o perfil abaixo:


Dados: KR x R + KB x B ≥ H20 KR x R +KB x B+ KSb x hB ≥ H
Onde: H: espessura total do pavimento (em termos de base granular K = 1 e CBR do subleito de areia igual a 5%). H20: espessura do pavimento acima da sub-base (em termos de base granular K = 1 e CBR da sub-base igual a 12%).


Os valores das espessuras B e hB, maximizando a economia no dimensionamento, são, em centímetros, respectivamente:
Ver Comentários

Q245606 - FCC Engenheiro civil 2017

Nos projetos de pavimentação, os solos do subleito devem ser estudados tanto por meio de ensaios geotécnicos in situ como através de ensaios geotécnicos de laboratório. O uso do Mini-CBR (índice de Suporte Mini-CBR) é admissível, em substituição ao ISC (Índice de Suporte Califórnia), quando o material apresentar granulometria com
Ver Comentários

Q245608 - FCC Engenheiro civil 2017

Para o dimensionamento de pavimentos flexíveis e pavimentos semirrígidos pelo método da resiliência, é necessário, além do conhecimento da capacidade de suporte dos solos do subleito, classificar os solos do subleito quanto à resiliência. Os solos finos coesivos são solos que apresentam mais de 35% do material, em peso, passando na peneira de 0,075 mm, que com frequência encontram-se em subleitos ou em camadas de reforço de subleito. Solos classificados como do tipo III, de acordo com os parâmetros de resiliência determinados em ensaios triaxiais dinâmicos, possuem grau de resiliência
Ver Comentários

Q245612 - FCC Engenheiro civil 2017

O método do DNER, atual DNIT, de dimensionamento de pavimento semirrígido considera um sistema de três camadas, ou seja, uma estrutura de pavimento constituída por revestimento asfáltico, base cimentada e sub-base ou subleito. A espessura da camada de base cimentada de acordo com esse método deve ser superior a
Ver Comentários

Q245614 - FCC Engenheiro civil 2017

No dimensionamento estrutural de pavimentos flexíveis, é correto afirmar:
Ver Comentários