A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,
I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.
II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.
III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.
IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.
são corretas