Entende-se por preparo periódico do solo a movimentação do solo com a finalidade de proporcionar condições adequadas para a instalação periódica e o desenvolvimento das culturas de exploração agrícola. Na figura a seguir está representado um implemento utilizado no preparo periódico do solo.
Com base no exposto, considere as afirmativas a seguir.
I → Trata-se de um implemento montado no sistema de levante hidráulico do trator.
II → É utilizado no sistema de preparo do solo denominado cultivo mínimo.
III → É utilizado quando o solo apresenta umidade abaixo do limite inferior de plasticidade.
IV → Sua profundidade máxima de trabalho é de 0,35 metros.
Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. A granulometria do solo refere-se ao conjunto de todas as frações ou partículas do solo, incluindo desde as mais finas de natureza coloidal, até as mais grosseiras. II. A textura do solo refere-se especificamente à composição granulométrica da terra fina do solo - fração menor que 2 mm (milímetros) de diâmetro. III. A estrutura do solo é analisada e caracterizada sob diferentes pontos de vista, através de dois segmentos: macroestrutura e microestrutura. Estão corretas as afirmativas:
Solos são corpos naturais, ocupam porções na superfície terrestre, suportam plantas e as edificações do homem e apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do _____________ e dos(as) ______________, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo(s) _______, durante um período de ____________.
Q243566 - AOCP Analista de Projetos - Agronomia 2012
Sobre os tipos de erosão, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A _____________________ apresenta canais ou ravinas ao longo dos declives, formados pelo escorrimento das águas das chuvas nos terrenos. Vários fatores podem influir para o surgimento, um deles é a aração que acompanha o declive, resultando em desgaste, empobrecimento do solo e posterior dificuldade para manejo. Quando não manejadas a tempo podem aumentar e originar a ________________________.
Em regiões tropicais, especialmente onde há ocorrências de veranicos, além dos problemas na superfície, a acidez de subsuperfície tem sido apontada como uma das principais causas de limitação à produtividade agrícola, dada a ação deletéria sobre o crescimento de raízes.
A Erosão é o processo de “desagregação e remoção de partículas do solo ou de fragmentos e partículas de rochas, pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (plantas e animais).” Dadas as seguintes afirmativas a esse respeito,
I. Erosão laminar é aquela causada por concentração das linhas de fluxo das águas de escoamento superficial, resultando em incisões na superfície do terreno, na forma de sulcos, ravinas e voçorocas e solapamento de margens de canal.
II. A erosão laminar é dificilmente perceptível; porém, em culturas perenes, pode-se perceber a sua ocorrência, após alguns anos, pela exposição das raízes.
III. O ravinamento corresponde ao canal de escoamento pluvial concentrado, apresentando feições erosionais com traçado bem definido, podendo aprofundar-se devido à erosão das enxurradas, atingindo até alguns metros de profundidade.
IV. As voçorocas têm dimensões inferiores às ravinas e são geralmente ramificadas. No mecanismo de desenvolvimento desta feição atuam tanto a ação da água de escoamento superficial quanto os fluxos d’água sub-superficiais, por meio do fenômeno de piping.
As propriedades físicas dos solos são características, processos ou reações de um solo, causados por forças físicas e descritos ou expressos em termos físicos ou equações e