A respeito da exposição aos agentes ambientais e das possibilidades de proteção da segurança do trabalhador, é correto afirmar que
a vasodilatação periférica e a irrigação plena dos vasos periféricos é uma resposta do organismo à perda de calor de forma continuada, com indução e convecção facilitada por fatores ambientais.
os gases e vapores podem ser classificados em função de sua ação no organismo do trabalhador em irritantes, narcóticos e asfixiantes, este último dividido em químicos e físicos.
quando se acredita que as misturas de substâncias tenham efeito sinérgico sobre o organismo do trabalhador, o uso da fórmula geral aditiva para dimensionar a exposição pode não provocar a proteção suficiente para o trabalhador.
na absorção, que é um método de amostragem, faz-se passar um determinado volume de ar contaminado através de um tubo contendo um sólido poroso, como carvão ativado ou sílica gel, na superfície do qual os gases e vapores são absorvidos.
o álcool etílico, diferentemente do metílico, é eliminado lentamente pelo metabolismo do organismo, o que favorece sua ação narcótica dirigida às mucosas das vias aéreas superiores.