Com relação à concentração e a desconcentração industrial na Região Nordeste brasileira, assinale a afirmativa incorreta
A partir da década de 1970, a flexibilização da produção industrial provocou o esvaziamento industrial das regiões metropolitanas do país e a transferência das unidades produtivas para cidades médias localizadas na Região Nordeste.
A avaliação feita, após a Segunda Guerra Mundial, das profundas desigualdades regionais no Brasil, e do nível de pobreza da Região Nordeste, deu origem à política de incentivos fiscais com foco no desenvolvimento do setor industrial.
Nas décadas de 1960 e 1970, a atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), atraiu projetos de industrialização, permitiu a expansão produtiva e atendeu aos interesses dos empresários da Região Sudeste.
A partir da década de 1990, os incentivos fiscais e aportes financeiros atraem empresas para a Região Nordeste, e ajudam a mantê‐las na região, como no caso de empresas de alta tecnologia existentes nas proximidades da Universidade Federal de Campina Grande (PB).
Nas últimas décadas, segmentos industriais leves e de baixa sofisticação, a exemplo de têxteis, calçados e confecções, têm se deslocado para estados da Região Nordeste, em função da existência de mão de obra barata e incentivos fiscais.