Q208630 - CEFET-AL Professor - História 2013
A leitura mais coerente que é possível fazer a respeito do movimento revolucionário russo de 1917 e do fim da URSS, com base na imagem acima , é a seguinte:
A)A revolução socialista de outubro de 1917 traiu seus princípios orientadores iniciais, sendo a razão essencial da fragmentação do bloco socialista as pressões externas sofridas por parte do mundo capitalista no contexto da Guerra Fria.
B)A ruina do socialismo real , no Leste europeu, desmontou as tradicionais estruturas socioeconômicas da região, sem, no entanto, favorecer a emergência de uma nova elite econômica, uma nova “burguesia”, em intima associação com os empresários internacionais.
C)O distanciamento cada vez maior dos ideais que geraram a Revolução Russa de 1917 e as próprias contradições inerentes ao regime, ocasionaram sua gradual ruptura e abriram caminho para o capital internacional e o estabelecimento da nova ordem mundial pautada na hegemonia do livre mercado e do capital.
D)A falta de sintonia no discurso ideológico por parte dos vários Estados que compunham o bloco socialista foi um dos fatores determinantes para o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
E)A imagem traduz a ideia de que o colapso do mundo socialista foi resultado das pressões populares, interessada em consumir bens que a indústria soviética não tinha interesse em produzir, uma vez que, a produção estava centrada na indústria bélica e de base.
Responder