O século XX iniciou-se com muitas tensões herdadas do século anterior, que redundaram em guerras e revoluções. Sobre isso é INCORRETO afirmar que
a Revolução Russa constituiu-se em um desafio concreto à ordem burguesa e capitalista, na medida em que possibilitou a transformação da sociedade e das relações sociais de produção, extinguindo a propriedade privada e propondo a socialização dos meios de produção.
o Tratado de Versalhes, aprovado com o término da Primeira Guerra Mundial, determinou que a Alemanha, apesar de derrotada, poderia participar da Liga das Nações, criada no fim do conflito.
o Decreto sobre Terras, aprovado no final de 1917, na Rússia, visava enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e conquistar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir da reforma agrária.
desde a Guerra Franco-Prussiana até 1914, as indústrias bélicas aumentaram suas produções; os exércitos cresceram e as marinhas de guerra, especialmente inglesa e alemã, aumentaram suas frotas. Esta política armamentista onerou os governos e, em 1899, o Czar Nicolau II organizou a 1ª Conferência de Paz em Haia, sem grandes resultados.
Stálin e Trotsky divergiram quanto aos rumos da Revolução Russa. O primeiro defendeu o “socialismo em um só país”, ao passo que o segundo propôs a “revolução permanente” e internacional.