Para alcançar a maioria decisiva de 57% dos votos que obteve em novembro de 1946 [para o Congresso], o mais valioso trunfo de Nixon foi passar uma mensagem recheada de princípios comuns aos eleitores da região, cada vez mais preocupados com a ameaça comunista ao american way of life. (...)
No primeiro debate, Nixon acusou seu oponente Voorhis de ser o candidato do Comitê de Ação Política do Congresso das Organizações Industriais (CAP-COI), que, para o Los Angeles Times, estava sob influência comunista. Embora Voorhis negasse as acusações de Nixon de que era próximo do CAP-COI, a estratégia deu certo, o que fez Nixon se convencer de que falsas acusações contra adversários políticos que mostravam pouco comprometimento com os ‘valores americanos’ e uma certa fraqueza no combate ao comunismo era um meio bastante eficiente de alcançar a vitória.
DALLEK, Robert. Nixon e Kissinger. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, pp.28-29.
Considerando o texto acima e ao contexto histórico da Guerra Fria, analise as afirmativas abaixo.
I – A vitória de Nixon explicitava o sentimento anticomunista de grande parte da população norteamericana, capitalizado posteriormente pelo macartismo.
II – A Guerra Fria já se tornava cada vez mais evidente em 1946, por causa da Doutrina Truman e dos desentendimentos sobre a divisão da Alemanha.
III – A ameaça comunista ao american way of life era uma realidade na década de 1940, em função do crescimento do Partido Comunista norte-americano naquele período.
É correto o que se afirma em: