Acerca do processo gráfico de uma área editorial, é correto afirmar que editoração é o nome dado
ao gerenciamento e à dinâmica da confecção de publicações de natureza periódica e não periódica, como livros, manuais, revistas, boletins, prospectos, álbuns, cadernos, almanaques etc. Recentemente, o termo editoração se ampliou também para a produção editorial referente a todo tipo de material impresso ou eletrônico de comunicação, reproduzido em gráficas ou em série, como CD, DVD, CD-Rom e até websites.
também a um processo realizado nas antigas gráficas com impressão unicamente analógica, conhecido como fotomecânica, que utilizava um equipamento de pré-impressão largamente utilizado ao longo da segunda metade do século 20, com notável relevância como coadjuvante da impressão em offset.
também ao processo de verificação da diagramação de publicações, em atividades que compreendem, ainda, o acabamento e o alceamento.
à diagramação eletrônica de publicações em programas de computação gráfica, como InDesign, Photoshop, Illustrator e CorelDraw, estendendo-se à fotolitagem e aos processos de pós-impressão.
a todo o processo de pré-impressão, que compreende as etapas de preparação de originais, normalização, revisão, diagramação e impressão.