Considerando a produção, sistematização e disseminação de informações e indicadores de saúde no Brasil, é INCORRETO afirmar que
a Lei n. 8.080/90 dá ao Ministério da Saúde (MS) a atribuição legal específica para organizar o Sistema Nacional de Informação em Saúde (SNIS). Com esse objetivo, foi criado o Departamento de Informação e Informática em Saúde, marco histórico na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
a Rede Interagencial de Informações para a Saúde – Ripsa instituída por iniciativa conjunta do MS e da OPAS em 1996, articula órgãos de governo, instituições de ensino e pesquisa, associações científicas e de classes, com o objetivo de aperfeiçoar a produção, análise e disseminação de informações de saúde no País.
para apoiar o processo de trabalho conjunto na produção de informações relativas à saúde, o Ripsa conta com instrumentos operacionais como a OTI, o CGI, o IDB, o IBGE, a BVS e o Bireme.
a expansão da produção de sistemas nacionais de informação e do acesso aos dados não se faz acompanhar pelo desenvolvimento qualitativo dos sistemas de informação enquanto faltam análises orientadas para subsidiar decisões de natureza política.